Devido ao meu amor pelos games, de vez em quando alguém me pergunta se já fiz ou tentei fazer algum jogo e em muitos casos essas pessoas se surpreendem com a resposta negativa.

A verdade é que nunca tive uma boa ideia que pudesse ser transformada em um game, mas isso não me impediu de querer saber como funciona a criação de um jogo e se você também tem essa curiosidade, recomendo fortemente assistir o documentário Indie Game: The Movie.

Dirigido por Lisanne Pajot e James Swirsky, o filme mostra um pouco das dificuldades enfrentadas por Edmund McMillen e Tommy Refenes, criadores do Super Meat Boy; Jonathan Blow, a mente por trás do Braid e Phil Fish, responsável pelo Fez e durante cerca de 90 minutos seremos bombardeados com detalhes da vida desses profissionais, além de uma série de declarações e situações bastante emocionantes.

Tommy Refenes testando o Super Meat Boy

Além de contar com uma bela fotografia e um roteiro interessante, o documentário merece destaque por tentar humanizar esses game designers, mostrando que assim como qualquer pessoa eles passam por momentos de dúvidas e chega até mesmo a chocar aos nos revelar como alguns deles abrem mão de uma vida social (e normal) só para ver suas criações serem terminadas.

Contudo, há de se deixar claro que a produção não foca na parte técnica do desenvolvimento dos jogos e sim, na minha opinião acertadamente, na dedicação que os envolvidos precisam ter, servindo também para desmistificar um pouco a ideia de que criar um jogo consiste apenas de bons momentos.

No fundo Indie Game: The Movie é um drama impactante e que deveria ser assistido por todos aqueles que não costumam valorizar os esforços e sacrifícios realizados por algumas pessoas – especialmente as que cercam os criadores – para que possamos desfrutar de algumas horas de diversão e é possivelmente que quando os créditos finais aparecerem você esteja com a sensação de que verá os jogos de uma maneira diferente.

Para terminar, caso você tenha ficado interessado em assistir o documentário, ele pode ser adquirido (com legendas em português) através do site oficial, do Steam e pelos próximos cinco dias, nesta promoção onde você ainda levará vários jogos e poderá escolher o preço a ser pago.

http://www.vidadegamer.com.br
Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.