wipeout

Embora eu não o considere como principal nome do estilo “corrida futurística” — posto esse que ainda reservo para a franquia F-Zero —, sempre gostei muito da série Wipeout, mas com o fechamento do Studio Liverpool (antiga Psygnosis), a chance de vermos um novo game em que pilotamos as naves flutuantes se tornou muito pequena.

Com o último lançamento tendo acontecido para o PlayStation Vita, com o Wipeout 2048, muitos adorariam ver a criação de um novo jogo para a nova geração, mas como isso ainda não foi anunciado, uma boa dica pode ser lembrar o passado ao conhecer uma bela homenagem criada por Dominic Szablewski.

Funcionando basicamente como um visualizador dos arquivos do jogo que funciona através do navegador, lá é possível ver cada uma das naves que estavam à nossa disposição, mas principalmente, fazer uma viagem por todas as suas memoráveis pistas, seja de forma automática, seja levando a câmera para onde desejarmos.

Para chegar a tal resultado, Szablewski utilizou engenharia reversa na versão do jogo lançada em 1995 para PC, que na minha opinião envelheceu muito melhor do que boa parte dos títulos de corridas que apareceram bem depois.

Caso queira conhecer mais detalhes sobre o projeto, este artigo escrito pelo rapaz traz algumas informações bem interessantes, mas se o seu único intuito for relembrar este clássico, clique aqui e tente não ser hipnotizado pelas belas pistas deste jogo que marcou época.

PS: Um estúdio chamado R8 Games está buscando o financiamento coletivo para o Formula Fusion, game que pode ser descrito como um sucessor espiritual do Wipeout e que na sua equipe de criação possui alguns profissionais que ajudaram a desenvolver o jogo da Psygnosis.

http://www.vidadegamer.com.br
Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.