Eu nunca gostei muito de skate. Via alguns amigos correndo para lá e para cá com esses “brinquedos”, mas nunca me interessei por eles. Mesmo assim, quando coloquei as mãos pela primeira vez no jogo do Tony Hawk para o Playstation, fiquei encantando com sua jogabilidade. Esse fascínio passou e nunca mais me interessei, nem pela série, muito menos pelo esporte.

Eis então que fiz o download do demo do jogo Skate no Xbox 360, lançado pela EA e mais uma vez me impressionou a forma como os desenvolvedores recriam a maneira de se andar de skate nos videogames. Logo pensei: preciso desse jogo e recentemente tive a oportunidade de adquirir o game, mas para o PS3.

dori_ska_0109

Algo que chama a atenção no jogo logo de cara e a forma como você realiza as manobras. Ao contrário dos jogos do skatista mais famoso do mundo, em Skate tudo parece mais intuitivo. O segredo do game e aprender a dominar o analógico direito, já que é com ele que você fará as peripécias.

Por exemplo, ao segurar o analógico para baixo, seu personagem se abaixa na prancha, quando você colocar ele rapidamente para cima, o “boneco” dará um salto com o skate (lembre-se, eu não entendo do esporte, então nem sei o nome da manobra). dessa forma, basta mover o analógico em diversas direções diferentes para realizar os movimentos.

dori_ska_0109_02Algo legal é que se você fizer uma meia lua (essa é velha, heim?) para a direita, o personagem faz a manobra para a direita, se fizer para o lado oposto, logicamente o movimento sairá invertido. Acredito que essa foi a maneira ideal para facilitar as coisas para nós, mas se engana quem acha que qualquer criança conseguirá fazer as manobras mais avançadas. Assim como na vida real, é preciso treino para dominar o esporte.

Ainda estou bem no início do jogo, mas já pude perceber que a cidade onde se passa o título é bem extensa, cheia de pedestres, carros, outros skatistas e lugares para realizar as manobras. O jogo oferece ainda a possibilidade de filmar suas partidas, permitindo que escolhemos tomadas de câmera e efeitos, além de fazer o upload para a internet, mas como não fucei muito nesta parte, não sei como funciona muito bem, mas quem sabe não publico alguns videozinhos aqui de vez em quando.

Goste você ou não de skates, acho que o jogo merece ao menos uma testada.  Você pode, assim como eu, se surpreender. Quanto ao Tony Hawk? Bom, a menos que a Activision dê uma bela repaginada em seus jogos, a série já era.

http://www.vidadegamer.com.br
Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.