Há alguns dias uma idéia aparentemente idiota me passou pela cabeça. Trocar o HD do PS3 pelo do meu notebook. Enquanto muitos poderão dizer que eu ficaria com pouco espaço disponível no note, tenho que dizer que não o uso muito, portanto 40GB já estaria mais do que suficiente.

Tratei então de pesquisar como a troca poderia ser feita e após ler diversas declarações que o procedimento é bastante simples, parti para a execução.

dori_hd_240109

Para começar, eu tinha que fazer o backup de meus dados presentes no HD do PS3. Como não tenho uma gaveta de HD USB, peguei um pendrive de 8GB com a minha irmã e removi do videogame tudo que não tinha muita utilidade, como vídeos, músicas e demos. Após a faxina o sistema de backup ainda avisa que eu precisava de mais espaço. Lembrei então que o jogo Skate precisa ser instalado no HD e fiz a remoção.

Quando o console começou a fazer o backup eu comecei a me preocupar. Me foi mostrado um aviso na tela dizendo que o processo demoraria cerca de 52 minutos. Para minha sorte essa estimativa foi reduzida drasticamente em em menos de 20 minutos tudo estava devidamente armazenado no pendrive.

Retirei então o HD de 120GB do notebook, fiz o mesmo com o HD do PS3 e após apertar alguns parafusos o novo disco já estava instalado. Liguei o console e me foi informado que seria necessário realizar a formatação do novo HD. Aceitei, o PS3 reiniciou e já estava com o aparelho funcionando novamente. Surpreendente tudo aconteceu rapidamente, sem complicações e agora só restava restaurar o backup. Liguei então o pendrive ligado no console, fui até a opção que faz/restaura backup, dei continuação e alguns segundos tudo estava de volta no aparelho.

Agora só preciso reinstalar o Windows no notebook e a troca está completa. O que posso tirar dessa história toda? Que a Sony fez um ótimo trabalho permitindo que troquemos o HD do PS3, coisa que a Microsoft não permite no Xbox 360, além de ter tornado toda a tarefa bastante intuitiva.

Se você pretende trocar o HD do seu Playstation 3 e tem receio de fazer algo errado, aqui fica meu conselho: Basta prestar um pouco de atenção nas mensagens que serão mostradas e seguir adiante. Posso garantir sem a menos sombra de dúvida que qualquer pessoa conseguiria realizar a operação.

http://www.vidadegamer.com.br
Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.