Assim como muitos moleques da minha geração, durante bastante tempo eu sonhei em me tornar piloto de avião e um dos responsáveis por isso foi o filme Top Gun: Ases Indomáveis, que tanto sucesso fez na Sessão da Tarde.

tomcat-alleyComo aquele era um sonho bastante difícil de ser perseguido e que no mínimo levarei um bom tempo para ser realizado, naquela época eu já me contentava em pilotar aeronaves virtuais, mas até lá pela metade da década de 90, quem possuía um console estava limitado a jogos bem simples, com a imersão vindo muito mais da nossa imaginação e não do realismo do que nos era oferecido. Então, enquanto vasculhava o catálogo de uma das locadoras que frequentava, me deparei com um jogo que parecia fantástico, o Tomcat Alley para Sega CD.

Desenvolvido pela The Code Monkeys, aquele título claramente inspirado no longa-metragem estrelado por Tom Cruise nos colocava a bordo do poderoso F-14 Tomcat, nos dando a missão de aniquilar os russos que ameaçavam acabar com os Estados Unidos utilizando Migs e armas químicas.

Todo filmado com imagens reais, o jogo fazia parte da lista de títulos FMV do console, mas que tinha como diferencial ter sido feito com a tecnologia TruVideo, o que significava a imagem ocupando toda a tela e graças a um sistema chamado Active Matrix, possibilitava ao jogador muito mais interatividade e variação durante a aventura, ao contrário do que acontecia em jogos como Dragon’s Lair e Time Gal.

tomcat-alley-2

Mesmo assim, Tomcat Alley sofria com a limitação das ações, que praticamente se resumiam a mirar nos alvos e tentarmos desviar dos misseis disparados pelos inimigos, funcionando mais como uma história interativa do que como um jogo propriamente dito. Contudo, a visão em primeira pessoa quando estávamos dentro do avião e as cenas não interativas ajudavam a proporcionar diversão.

Apesar de contar uma história cliché, algumas atuações canastrona e a baixa qualidade das imagem dos vídeos, o jogo cumpria bem o seu papel de passar a ideia de que fazíamos parte da força aérea dos Estados Unidos, mesmo porque não existiam muitas opções naquela época.

Hoje Tomcat Alley pode parecer um jogo feio e limitado, mas quando ele chegou ao mercado conseguiu por exemplo receber da GamePro o título de melhor jogo do Sega CD lançado em 1994 e mais do que isso, conseguiu fazer com que muitos tivessem a sensação de como era estar a bordo do lendário F-14.

A coluna Relembrando nasceu lá no Meio Bit e a intenção com ela era falar sobre jogos antigos que eu adoro. Agora ela será publicada aqui, com a intenção de dar uma visão mais intimista sobre os games, contando situações pessoais que me fazem lembrar desses clássicos e que por vezes poderá ter a total veracidade dos relatos comprometida pela minha memória.
http://www.vidadegamer.com.br
Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.