A-Boy-and-His-Kite

Na semana passada aconteceu nos Estados Unidos a Game Developers Conference e entre os vários anúncios relacionados aos kits de desenvolvimento de jogos, a Epic Games exibiu uma demo técnica que serve para mostrar o poderio da Unreal Engine 4.

Com o nome de A Boy and His Kite, o vídeo foi a maneira encontrada pela desenvolvedora para apresentar alguns dos recursos da ferramenta, nos fazendo sonhar com jogos com esta qualidade visual, mas também deixa claro que a companhia está de olho em outro público, os cineastas e criadores de animações.

Longe do estilo sombrio e cheio de explosões de outras demos lançadas pela Epic, este mostra um garoto correndo atrás de uma pipa em um campo verdejante, com uma qualidade no nível de grandes produções para o cinema e que segundo Tim Sweeney, fundador da desenvolvedora, representa a maturidade da engine.

De acordo com o executivo, sua empresa começou a perceber que a Unreal Engine 4 é uma ferramenta que pode ser utilizada por diversos tipos de profissionais, da arquitetura até o cinema, passando evidentemente pelos jogos e que no futuro esses campos deverão se tornar cada vez mais próximos.

Uma vez que todos os filmes forem feitos com engines em tempo real e puderem ser experimentados com dispositivos de realidade virtual com algum tipo de interação, deixará de ser uma indústria separada,” afirmou Sweeney. “Haverá uma continuidade entre contar uma história que é na maioria das vezes linear para jogos guiados pelo usuário e tudo entre eles.

Outro detalhe interessante é que de acordo com ele, sua empresa não está mirando fora da indústria de games, mas essa migração para outras áreas tem acontecido naturalmente porque os próprios jogos eletrônicos estão se expandindo, algo que fica evidente quando olhamos para a entrada de novas tecnologias como a realidade virtual e a realidade aumentada nos games.

Se engines como a Unreal passarão a ser utilizadas para a criação de grandes filmes, somente o tempo dirá, mas se isso acontecer, acho que todos nós sairemos ganhando.

http://www.vidadegamer.com.br
Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.