Se tem algo que não podemos dizer da Bugbear Entertainment, é que eles desistem fácil. Querendo dar vida a um novo jogo de corrida que era tratado como Next Car Game, primeiro eles tentaram arrecadar o valor necessário em uma campanha no seu site, para depois recorrer ao Kickstarter e também falhar. Parecia que o projeto não iria adiante, mas o estúdio aproveitou o programa Early Access do Steam e por lá mais de US$ 1 milhão foi obtido em apenas uma semana.

O valor permitiria que a desenvolvedora ao menos desse continuidade à produção, com as vendas podendo aumentar com o passar do tempo e o projeto evoluísse, mas foi aí que a coisa começou a ficar estranha.

Com o ritmo do desenvolvimento caminhando muito lentamente, os jogadores começaram a ficar irritados e mesmo internamente a produção passou a desagradar a equipe. Problemas principalmente no sistema de física do game faziam parecer que o projeto estava parado e alguns até passaram a achar que o jogo — que adotou o nome Wreckfest — nunca receberia uma versão final.

Eis que para a surpresa dos descrentes, recentemente o título perdeu o status de Early Access no Steam e embora eu ainda não tenha conseguido me dedicar muito a ele, a impressão é de que tanto tempo em desenvolvimento acabou não ajudando muito o game.

Não é que o Wreckfest seja um jogo ruim. Visualmente ele é interessante, o sistema de destruição dos carros impressiona e as pistas são bastante detalhadas. Porém, todo o esplendor visual que o Next Car Game mostrava há cinco anos hoje já não é capaz de superar os jogos atuais e o destaque acaba ficando mesmo para a maneira com os veículos se desfazem.

Quanto a jogabilidade, Wreckfest bebe muito da fonte de clássicos como FlatOut (da própria Bugbear) e Destruction Derby. Isso significa que a destruição será parte fundamental das provas, pois mesmo durante as corridas “normais”, sempre seremos incentivados a bater nos nossos adversários para chegar na frente.

Porém, é no modo demolition derbie que o game mais brilha. Nele seremos jogados numa arena com vários outros pilotos e ali o objetivo será tentar sair como o último “sobrevivente”. Saber quando atacar e quando se defender será fundamental nessas disputas e o nível de tensão que sentimos conforme o nosso carro vai sendo destruído é algo muito legal.

Ainda assim, é difícil não sentir como se o estúdio tivesse investido tempo demais na criação da engine ROMU e esquecido o jogo em si, ao menos quando se trata do single-player. Parece que o Wreckfest está sempre se esforçando para ser divertido, mas sem nunca entregar todo o seu potencial.

Portanto, se você não estiver esperando um jogo de corrida cheio de profundidade, adora ver a destruição de carros ou procura algo para se divertir com os amigos, o Wreckfest é uma boa pedida. Poderia ter sido melhor, mas ainda assim é um título que consegue entregar alguma diversão.

Já disponível para PC, Wreckfest deverá ser lançado em novembro deste ano para PlayStation 4 e Xbox One.

http://www.vidadegamer.com.br
Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.