Desde o início os videogames sempre tentaram nos passar a ideia de como seria estar no meio de grandes guerras, mas quase sempre isso foi feito nos colocando como partes atuantes dos conflitos, raramente procurando abordar o ponto de vista das vítimas.

Entre muitas outras coisas, This War of Mine brilha justamente por mostrar o outro lado, por tentar passar ao jogador a terrível experiência de ter que sobreviver em uma cidade completamente destruída e onde nunca teremos a oportunidade de acabar com tanta desgraça.

Desenvolvido pelos poloneses da 11 bit studios, o jogo chamou minha atenção logo que foi anunciado, pois eu tinha uma enorme curiosidade em saber como eles desenvolveriam um tema tão delicado e felizmente posso dizer que aquilo que eles entregaram ficou além da minha expectativa.

This-War-of-Mine

Sem presentear o jogador com algum tutorial ou mesmo informações sobre como proceder, sua mecânica é tão intuitiva que não demorará muito para percebermos que o foco do game será o gerenciamento de recursos e a tomadas de decisões, aspectos que estão intrinsecamente interligados e que se mostrarão fundamentais para a criação da carga dramática que o título pretende oferecer.

This-War-of-Mine-markoClaramente inspirado no Cerco de Sarajevo, conflito que durou entre 1992 e 1996, ele nos dará inicialmente três personagens para serem controlados e caberá ao jogador vasculhar a casa que eles habitam e os arredores da cidade a procura de alimentos, armas, ferramentas e outros itens que de uma forma ou outra serão fundamentais para a sobrevivência.

Quando estivermos nela poderemos fabricar itens, cuidar dos enfermos, nos alimentarmos, dormir… O problema é que não poderemos sair durante o dia, já que atiradores de elite são uma enorme ameaça e durante a noite, existe uma grande possibilidade de que nosso abrigo também seja invadido, logo, escolher sabiamente quem ficará de guarda, quem dormirá e quem sairá a procura de recursos pode ser a diferença entre o sucesso ou a morte.

Já quando estivermos explorando outras construções, existe uma grande chance de nos depararmos com sobreviventes e será nestes momentos que presenciaremos algumas das situações mais tensas, como termos que decidir roubar um casal de velhinhos ou presenciarmos um ladrão fugindo de uma residência e o morador te atacar pensando que era você quem tinha invadido o local.

De fato, This War of Mine é um jogo em que estaremos fazendo escolhas – muitas delas morais – a todo momento, afinal, o que vale mais, ter o estômago cheio de comida e o armário bem abastecido de remédios, ou a consciência tranquila por saber que ajudou crianças que moram nas proximidades?

O interessante é que mesmo contando com uma visão lateral e um visual que parece ter sido desenhado a mão, o jogo consegue passar um nível de imersão muito maior do que vários jogos de grande parte que vemos por aí e além das próprias decisões que temos que tomar, contribui muito para isso os comentários, muitas vezes em tom de lamentação, que os personagens fazem de tempos em tempos.

Com uma jogabilidade bastante acessível e uma narrativa fantástica, This War of Mine será uma viagem longa e dolorosa, assim como um jogo que tenta retratar uma guerra deve ser e mais do que nos entreter, ele servirá como uma bela lição de vida e nos fará pensar no quão traumatizante deve ser passar por uma situação como esta.

Este é um jogo que deveria ser obrigatório para todos, não só para quem gosta de videogames e quando eu disser para alguém que trabalho escrevendo sobre jogos eletrônicos e a pessoa me olhar com cara de espanto, não tentarei lhe explicar como isso é possível, apenas lhe pedirei para jogar This War of Mine, pois acho que assim será mais fácil ela entender o que há de tão fascinante nesta indústria.

[youtube url=”http://youtu.be/gotK5DLdVvI” fs=”1″]

http://www.vidadegamer.com.br
Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.