Como criar games

Trabalhar com a criação de games hoje em dia é algo muito mais acessível (não confundir com fácil) do que foi há 10, 20 anos e parte disso se deve a enorme quantidade de informações disponíveis na internet. De simples tutoriais aos mais complexos cursos, a ajuda está disponível em todo canto, mas ao mesmo tempo em que isso é uma bênção, encontrar os melhores materiais para começarmos a criar nossos games pode ser um tanto trabalhoso.

Neste sentido, uma das maiores referências do planeta é o GamesIndustry.biz, site que traz muitas informações altamente relevantes para pessoas que trabalham ou desejam trabalhar na indústria de jogos eletrônicos. Por lá é possível encontrar entrevistas, artigos sobre os números de vendas, vagas de emprego e praticamente tudo relacionado ao assunto.

Porém, o site que já deveria estar na lista de favoritos de qualquer pessoa interessada na área acaba de ganhar uma seção muita legal, a The GamesIndustry.biz Academy. Trazendo uma série de guias extremamente úteis, o espaço poderá facilitar muito a vida daqueles que estiverem pensando em dar vida a seus projetos.

Nós teremos conselhos sobre como conseguir um emprego nesta área, sobre como criar videogames e sobre como financiar, monetizar e promovê-los,” afirmou Christopher Dring, no anúncio oficial. “Os guias apresentam conselhos dos principais especialistas do setor, incluindo jornalistas, assessores de imprensa, fornecedores de tecnologia, editores, desenvolvedores de jogos, especialistas em recrutamento e muito mais.

Embora muita coisa ainda deva aparecer por lá, no Academy já é possível encontrar várias informações bastante úteis, como por exemplo um artigo muito interessante que explica qual a melhor engine para quem deseja criar games — que vale mencionar, nos leva para ótimas explicações dos prós e contras da Unreal, Unity, GameMaker e outras; um que nos explica sobre como conseguir um emprego na imprensa gamer; ou ainda outro que lista 10 coisas importantes que devem ser levadas em consideração ao definirmos uma data para o lançamento de um jogo.

O trabalho realizado pelo pessoal do GamesIndustry é fantástico, com os textos sendo muito bem escritos e fáceis de entender. O ponto negativo é que todo o material está disponível inglês, mas para alguém que está querendo entrar para essa área, a língua é praticamente obrigatória. Mesmo assim, fica o desejo para que um dia tenhamos algo minimamente parecido feito aqui no Brasil.

http://www.vidadegamer.com.br
Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.