Avengers-Age-of-Ultron

Universos compartilhados e filmes de herói estão mais em alta do que nunca, prova disso é que os lançamentos agendados chegam até 2020. Esta semana, em um evento de meia hora, a Marvel preencheu mais lacunas nesse calendário de lançamentos, anunciando seus ambiciosos planos no cinema para os próximos 4 anos. A chamada Fase 3 vai contar com nove filmes em uma vigorosa média de dois filmes por ano, expandindo o universo compartilhado iniciado em 2008 em novas ramificações e trazendo de volta as franquias já estabelecidas. É uma iniciativa agressiva e que sem dúvida vai deixar o trabalho dos outros estúdios que estão trabalhando com universos compartilhados de super heróis (a Warner Bros com a DC, a Sony com Homem-aranha e a Fox com os X-Men e o Quarteto Fantástico) bem mais difícil.

Resolvi juntar algumas informações que possuímos sobre os filmes e o meu conhecimento sobre os quadrinhos da Marvel para falar o que se pode esperar dos futuros filmes desse universo. Deixando bem claro, boa parte disso será especulação, então me perdoem se eu errar (e errar feio).

Nessa primeira parte, tratarei dos filmes restantes da Fase 2 que serão lançados em 2015.

Avengers: Age of Ultron – 1º de Maio de 2015

[youtube url=”http://youtu.be/Tg8hx9JKEZs” fs=”1″]

Como seu trailer recém liberado anunciaAge of Ultron será apocalíptico. A sinopse oficial é que quando Tony Stark tenta iniciar um plano de pacificação dormente, as coisas dão bem errado e o vilão Ultron, um perigoso robô com inteligência artificial dublado pelo excelentíssimo James Spader, emerge fazendo com que os Vingadores e suas alianças sejam testadas ao extremo.

Basicamente, todo o time do primeiro filme está de volta, tanto na tela quanto nos bastidores, com o excelente Joss Whedon liderando a produção. Aos desavisados, Age of Ultron, ao menos pelo que aparenta até agora, não tem, além do nome, muita relação com o evento realizado nos quadrinhos em 2013 que rendeu uma minissérie em 10 edições. Este mostrava um futuro apocalíptico em que o plano de dominação de Ultron deu certo e trabalhava com viagens no tempo e realidade alternativas (não que isso não possa acontecer, mas acho difícil). Uma leitura mais interessante para quem quer saber mais sobre Ultron seria a fase inicial do personagem escrita por Roy Thomas, que pode ser encontrada nas Bibliotecas Históricas lançadas pela Panini aqui no Brasil. Outra boa leitura seriam as mais marcantes passagens do personagem em quadrinhos mais recentes, como os arcos dos Vingadores escritos por bons autores como Michael Brian Bendis e Kurt Busiek, que provavelmente serão inspiração para o filme.

captain-americaAlém da presença do vilão, pelo trailer podemos perceber que o filme será marcado pela quebra de confiança e conflitos que levarão a um momento de separação e pessimismo nos Vingadores. Vemos Bruce Banner (Mark Ruffalo), o Hulk, aparentemente perder o controle, o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) usando a armadura conhecida como Hulkbuster (Esmaga-Hulk) para confrontá-lo, além de declarar que “é o fim do caminho que eles haviam começado”, e Thor (Chris Hemsworth) erguendo Stark pelo pescoço. É, talvez, o primeiro passo para uma renovação na formação dos Vingadores que já havia sido mencionada pelo produtor e mente maligna por trás do universo cinemático da Marvel, Kevin Feige. Essa renovação de formação é tão comum (e nos Vingadores especialmente, as vezes, tão constante) nas revistas, que provavelmente deixará a Fase 3 com uma semelhança conceitual ainda maior com os quadrinhos, além de construir de certa forma o tom para um futuro arco a ser trabalhado no cinema, Guerra Civil.

A presença de Mércurio e a Feiticeira Escarlate (Aaron Taylor-Johnson e Elisabeth Olsen), mostrados anteriormente na cena pós-créditos de Capitão América 2, me deixa curioso para saber qual será a ligação dos dois com o mote principal do filme, já que no trailer aparecem lado a lado com Ultron. Particularmente, acredito que a Feiticeira Escarlate será o ponto inicial da investida no sobrenatural que virá no confirmado Doctor Strange.

O maior desafio do filme é corresponder a todo o hype em torno dele e fazer sentido em meio a um universo agora firmemente unido, e não duvido que a equipe em torno dele seja capaz de conseguir isso.

Ant-Man – 17 de Julho de 2015

Junto com Age of Ultron, Ant-Man pertence a atual fase do universo cinematográfico da Marvel, a Fase 2, e portanto está bem mais avançado. As filmagens começaram em agosto, e já há imagens oficiais divulgadas e uma sinopse concreta. O mais interessante sobre Ant-Man é que ele é descrito pelos envolvidos como, na verdade, um filme de roubo. O protagonista do filme é Scott Lang (Paul Rudd), um vigarista que tem que ajudar seu mentor, o cientista Dr. Henry Pym (Michael Douglas), inventor de partículas que permitem diminuir e aumentar seu tamanho, a proteger essa sua invenção que é o grande segredo por trás da roupa de Homem-Formiga de Daren Cross (Corey Stoll), que adota o codinome de Jaqueta Amarela, um ex-empregado de Pym que deseja usar sua tecnologia para fins nefastos. E é ai que entra o roubo mencionado.

Nos quadrinhos, Henry Pym é, de fato, o primeiro Homem-Formiga (e um membro original dos Vingadores) e inventor das partículas Pym, assim como Scott Lang é, de fato, um vigarista que acaba se tornando seu sucessor. Pym é também, originalmente, o criador do vilão Ultron, responsabilidade que nos cinemas, como vimos, foi passada a Tony Stark. A presença de Lang como figura central, e a escolha de um ator mais velho (Michael Douglas) como Pym mostra que a Marvel tem intenções de fixar em Lang a figura do Homem-Formiga, talvez até descartando Pym já no primeiro filme (algumas fotos tiradas no set apontam certa probabilidade desta teoria). Devido a personalidade instável e contraditória de Henry Pym nos quadrinhos, e o inegável carisma maior de Scott Lang, é uma decisão bem acertada.

ant-man

Uma outra observação interessante é sobre a Vespa, cujo nome verdadeiro nos quadrinhos é Janet Von Dyne, heroína inicialmente esposa de Henry Pym. Apesar de Janet não estar creditada no filme, a atriz Evangeline Lilly viverá Hope Van Dyne, filha de Henry Pym que nos quadrinhos só existem em universos alternativos. O corte de cabelo adotado pela atriz lembrou muito o da Vespa nos quadrinhos, o que pode significar que talvez Hope Van Dyne assuma o papel de Vespa e a dinâmica de casal existente entre Homem-Formiga e Vespa venha a acontecer entre ela e Scott Lang. Outra curiosidade, é que o codinome escolhido pelo vilão do filme, Jaqueta Amarela, é um das várias identidades adotados por Henry Pym durante os anos, um detalhe até que irrelevante, mas interessante.

Um último fato sobre o filme é que se pode esperar bastante comédia. O desenvolvimento inicial do filme foi feito pelo genial Edgar Wright (Madrugada dos Mortos, Scott Pilgrim), que deixou a produção depois de conflitos de interesse com a Marvel. O roteiro foi então revisado e finalizado por Adam McKay (O Âncora, Os Outros Caras) que afirma ter mantido muito do que Wright havia deixado, e a direção ficou com Peyton Reed (Sim,Senhor).

Apesar de não ter muita fé no diretor escolhido, a boa condução de Jon Favreu no primeiro Homem de Ferro mostra que um diretor vindo de filmes menores de comédia pode não ser algo ruim em um filme da Marvel, muito pelo contrário. Fico na expectativa de um filme bom.

——————————————-
Leia Também:
Estudante de Comunicação Social, interessado em cinema, música e tecnologia (mas geralmente, jogos). Vive embaixo de uma pilha de entretenimento maior do que pode consumir e gosta disso.