Vamos fazer uma mesa redonda dos gamers?

Nesse post eu gostaria de compartilhar com vocês uma ideia que tive há pouco. Acredito que como eu, você também goste de conversar sobre games e nem sempre fazer isso com várias pessoas ao mesmo tempo é algo fácil. Por isso pensei em criarmos uma espécie de mesa redonda para quem gosta de jogos eletrônicos, um lugar onde poderíamos trocar opiniões com outras pessoas, conhecer novos jogadores e aprender com eles.

Mafia II

A princípio, o conceito é parecido com o de um podcast, mas sem gravação, edição ou convidados especiais, apenas um bate-papo ao vivo, onde qualquer um poderia participar, seja blogueiro, jornalista ou um “mero” gamer.

No entanto, eu pensei que talvez fosse melhor voltar a uma época em que a internet era menos popular e adotar o tradicional formato dos chats por texto, o que tornaria o encontro mais democrático, facilitando o acesso de todos e se necessário, uma moderação. Outra proposta seria a de adotarmos algumas pautas para os encontros, mas como numa conversa poucas vezes uma linha pré-estabelecida é seguida rigorosamente, talvez isso se mostre desnecessário.

A minha ideia seria de que no dia marcado para o encontro, abriríamos a sala do chat numa determinada hora e a conversa duraria enquanto o pessoal estivesse interessado, aí ela seria fechada e uma nova data seria anunciada para a próxima reunião.

E para começar o projeto com pé direito, eu conversei com o Rodrigo Flausino do Select Game, que mostrou ter gostado da ideia e por isso faremos uma parceria, com a mesa redonda acontecendo ao mesmo tempo entre os leitores do blog dele e do VdG, com os anúncios sendo publicado sempre em ambos.

Bom, por enquanto é isso e a minha intenção aqui é abrir o espaço para sugestões, saber o que vocês gostariam de ver num encontro como este, o que lhes fariam participar ou o que poderia ser mudado. Os comentários estão aí em baixo, portanto conto com a participação de vocês.

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.
  • ritinharat

    Opa! Tõ dentro, adoro falar sem medo de ser feliz! Comofaz?

  • Alexandre Soares

    Prevejo Troll's

  • Opa!

    Só dizer dia, hora e cyber-local! 🙂

  • Boa Dori… a idéia é bacana, mas de antemão já aviso que sem pauta, a discussão não vai pra frente… 😉

    Não necessariamente pra seguir a risca, mas pra ter algum norte…

    De qualquer forma, gostaria de ter mais tempo pras discussões "acaloradas" como antes. Os anos passam, asresponsabilidades aumentam… e olha que nem filho eu tenho ainda… 😉

    abs

    • Concordo com você, mas por sorte definir uma pauta não seria muito difícil. O que mais tem é coisa para conversarmos 😀
      My recent post Vamos fazer uma mesa redonda dos gamers

      • É vero…

        E como sugestão inicial, sugiro que um dos assuntos seja a "PSN fora do ar".

        Quem realmente se sentiu prejudicado com isso? Fez (de verdade) uma grande diferença na vida dos usuários? A Sony saiu queimada com essa história ou só serviu de pauta para haters? Ficou com raiva e vendeu seu console? Desbloqueou por birra? Etc…

        Apenas uma sugestão… 😉

    • Alexandre Soares

      Qualquer conversa sem pauta entre gamers acaba em Manga, Animes ou Peitos….. #Fato.

    • Concordo com você, mas por sorte definir uma pauta não seria muito difícil. O que mais tem é coisa para conversarmos 😀
      My recent post Vamos fazer uma mesa redonda dos gamers

  • Seja de que forma for a mesa redonda, eu participarei: podes contar comigo!

    😉

    • Somos 2 então. Acho que tanto a opção em texto (chat a lá IRC) como a opção de um
      Twitcam seriam legais.

      • Só faltaria o Fábio Cardoso para esquentar a discussão toda (se o tema for PSN offline, até cedo o meu lugar [se eu tivesse um reservado ou algo assim] para ele xingar bastante).

        =¬) =¬D

        OFF: Robson, quando puder, faça um perfil lá no intensedebate… ;¬)

  • Pingback: Idéia – Mesa redonda entre os gamers | Select Game()

  • opa, #curti, me fala quando tiver algo marcado que eu quero tentar participar 😀

  • Achei ótima a idéia Dori, ficaria de uma forma mais democrática assim mesmo com o chat por texto.

    Acho que o sistema do tinychat seria interessante para ir moldando esse formato, uma vez que nele também é possível a utilização de áudio e vídeo se necessário!

    Eu sou mais do que parceiro… sempre que verificar que to disponível no horário que vocês agendarem vou entrar para participar!

    Forte abraço!
    My recent post Outro “Dia do Jogo Justo”

  • Precisamos de um tema! Ou tipo, só a titulo de auxilio, jogos de luta da Nintendo, ou quais os melhores jogos de esporte do Mario? Ou sei-lá, só acho que precisa de alguma referencia para surgir opiniões

    • O msales sugeriu ali em cima que nesse primeiro encontro falássemos sobre o apagão da PSN. Acho uma boa e também havia pensando em fazer um sobre os videogames antigos e a "arte" de ser um retrogamer ou porque alguns não gostam de jogos antigos.
      My recent post Vamos fazer uma mesa redonda dos gamers

  • Acho que é muito antigo. Ou que tal Super Jump do Nes? Acho que piorou.
    Já sei, Pillotwings 64? Critica ferrenha na dinamica do jogo.

  • Juns

    Eu sei que aqui não é o local mas estou começando a ficar desesperado! Não consigo resetar
    minha senha da PSN Hong Kong (que é a minha principal) já tentei até usar proxy de lá e nada.
    Meus troféus entrarão em um limbo offline para sempre 🙁
    A única coisa que me deixa um pouco menos chateado é que terei que jogar meus games novamente 🙂
    Alguém teria uma solução ou sugestão?
    Obrigado.

  • Imaginas uma peridiocidade para esse chat?
    My recent post Back to the blog

  • ChronoGlenn

    Muito legal a ideia, só falar o dia, se der pretendo participar tb,
    E Dori, no inicio tem q ser chat mesmo, se a ideia pegar e não rolar trollagem, ai acho q até
    dá pra mudar pra chat com voz.

  • Estou dentro. Já ocorreu algo similar uma vez, com as twitcans do GameSenior, e todas foram muito divertidas :]

  • cgasparetto

    I'm in. Gostei tanto do tema retrogames, como da PSN down… tbm é legal o assunto "games no Brasil", falando tanto do mercado, jogo justo, pirataria, assim como sobre games brasileiros (Outlive, Incidente em Varginha, games da TecToy pra Master System e Mega Drive, Zeebo, etc…)

  • site dos game

    como seria a abordagem dos temas? aeria discussão sobre os jogos ou aspectos técnicos ou mais subjetivas ainda (filosofia, comportamento, etc)?

  • TECNAUTA

    Curti a ideia!!

    Acho que vai ser legal… Não sei qual chat vcs pretendem usar, mas podia ser por irc… o firefox tem um plugin legal pra ele (chatzilla se não me engano) fora os vários outros clientes disponíveis…

  • Carolina

    Eu topo, mas quero levantar ideias inovadoras para melhoria dos jogo atuais. Estou nessa para quem sabe reforcar que games nao eh coisa de crianca como certas pessoas me olham na rua e acha estranho eu ficar terminar a fase de um jogo na fila de um banco ou usar camisas dos meus persomagens prediletos do mundo dos gamers

  • Carolina

    Temos que acabar com esse preconceito,pq jogo eh cultura.Vou dar um exemplo: um jogo online vc ganha experiencia em estrategias, consegue novos amigos, faz bem para a saude e libertamos a nossa imaginacao. Voce treina seu cerebro a ser determinado, criativo para as novas experiencias profissionais.

  • lecoast

    Fala Dori, estou dentro. Acho que pelo número de interessados, a coisa desenrole melhor por chat via texto mesmo. Audio coisa pra 7 – 8 pessoas no máximo.

  • Pingback: Mesa Redonda dos Gamers – E3 2011 | Vida de Gamer()

  • Pingback: 1ª Mesa Redonda dos Gamers – E3 2011 | Select Game()