Disponível na PSN desde agosto de 2014, CounterSpy é um jogo “side-scrolling” (como os antigos jogos 2D em que a personagem principal anda na horizontal) que traz de volta as características dos espiões dos anos 50 e 60. Ao mesmo tempo ele é um jogo em 3º pessoa, como isso é possível? Toda vez que o espião se esconde atrás de uma parede ou caixa, através de efeitos de câmera o jogo passa a ser em 3° pessoa. Interessante, não acha?

counterspy

O jogo se passa em uma realidade paralela do período histórico conhecido como Guerra Fria, que ao invés de o EUA (no jogo chamado de Estados Imperialistas) e a União Soviética (chamada de República Socialista) estarem em uma corrida espacial (o homem pousar na Lua) e para demonstrar sua soberania, eles vão destruí-la.

O protagonista é um espião que trabalha para a agência C.O.U.N.T.E.R e sua missão é roubar os planos (misseis, lançamento, frequências e etc) de ambos os lados para que a agência possa impedi-los.

counterspy3O jogo possui diversas referências históricas, por essa razão, nas telas de carregamento ao invés de dicas do jogo como é feito de costume, são mostradas essas referências.

As diversas habilidades (chamada de Formulas) e tipos de armas fazem com o jogador tenha uma experiência única, já que dessa maneira é possível passar a fase de diferentes formas. Existe um sistema de “multiplayer” que compara sua pontuação com a de outro jogador (espião rival) que esta no mesmo nível que você. Caso sua pontuação seja maior, você ganha recursos extras se encontrar o corpo do espião em algum ponto da próxima fase para coletá-los.

Para acrescentar dificuldade ao jogo, foi adotado o sistema DEFCON que vai de 5 a 1, onde DEFCON 5 é o menos prioritário (mais fácil, com menos guardas, mais recursos) e DEFCON 1 o mais prioritário (mais guardas, menos recursos). Esse sistema realmente existe e foi criado pelo exército americano para definir o estado de uma situação e quanto a mesma requer atenção.

Infelizmente o jogo é muito curto, de modo que quando você esta pegando o jeito ele acaba. Ele também não permite que você escolha o nível de dificuldade logo no inicio, ou seja, terá que completá-lo no Fácil e Normal, para então poder jogar no Difícil.

Com uma trama divertida e jogabilidade simples CounterSpy é definitivamente uma boa opção de jogo Indie.

[youtube url=”http://youtu.be/AzBX5WJPB5M” fs=”1″ hd=”1″]

Você já jogou CounterSpy? O que achou? Se não jogou, pretende jogar?

Um apaixonado que adora falar, ver e compartilhar tudo a respeito de Tecnologia, Filmes, Series, Games, Animes e Livros.