Sam & Max Save the World Remastered

Eu gosto bastante de jogos no estilo point and click, mas quando a Skunkape Games anunciou que estava prestes a lançar uma versão remasterizada do Sam & Max Save The World, confesso que tive sentimentos conflitantes. Ao mesmo tempo em que não senti muita empolgação por não ter jogado o original, via neste relançamento uma ótima oportunidade para conhecer o jogo, ainda mais com ele tendo uma versão para o Nintendo Switch.

Tendo aparecido pela primeira vez em 1987 na revista em quadrinhos Sam & Max: Freelance Police, a dupla só foi estrelar um jogo seis anos depois, quando a LucasArts lançou o elogiado Sam & Max Hit the Road. Criada por Steve Purcell, a franquia conta os casos vividos por um cachorro e um coelho casca-grossa que atuam como detetives particulares, com as histórias brincando com os filmes policiais e a cultura pop norte-americana no geral.

Ao longo dos anos eles protagonizaram diversos jogos e em 2006 coube à Telltale Games lançar o Sam & Max: Season One, que posteriormente seria renomeado como Sam & Max Save The World. Nele os personagens tinham que lidar com uma enorme conspiração que visa hipnotizar a população e embora cada um dos seis episódio gire em torno de um caso diferente, alguns assuntos serão recorrentes e servem para unir toda a história.

Algo que poderá ser considerado bom por alguns, mas não tanto por outros, é que ao contrário do que tínhamos em outros jogos da Telltale, como o The Walking Dead e o The Wolf Among Us, aqui não haverá tantas situações onde as nossas escolham afetarão diretamente a narrativa, com a jogabilidade do Save The World funcionando de uma maneira mais tradicional. Assim teremos muitas conversas com diversos personagens, além da necessidade de coletarmos itens pelos cenários e os utilizarmos para solucionar os quebra-cabeças.

Para quem gostou do estilo mais dinâmicos das outras criações do estúdio, o jogo dos detetives poderá parecer um tanto arrastado. Já para os puristas, é muito bom poder explorar as telas que encontraremos pelo caminho e perder um bom tempo apenas escutando as conversas com as muitas figuras singulares habitam aquele universo.

E como era comum em jogos do gênero, em Sam & Max Save The World Remastered o enredo nunca se leva a sério e é justamente aí que reside uma das principais qualidades do título. Peguemos como exemplo os primeiros minutos da aventura, quando a dupla precisa interrogar um rato que vive no escritório em que eles trabalham e para isso entraremos no tradicional esquema “policial bom, policial mal”. A situação é hilária e serve como indicativo do que está por vir.

Nos depararmos com personagens absurdos será uma constante durante o jogo, mas a verdade é que no geral as situações mais engraçadas e as melhores falas virão dos próprios Sam & Max — o que é justo, afinal eles são as estrelas do show, não é mesmo? E no fim das contas, tudo isso contribui para simpatizarmos com a dupla, o que não deverá demorar muito a acontecer após começar a jogar.

Já na parte dos quebra-cabeças, normalmente eles são bem construídos e não exigirão muito do jogador, mas é preciso que ele tenha em mente que este é um jogo de comédia, então é preciso não levar as situações muito a sério. Um exemplo? Imagine você precisar de US$ 10 mil para adquirir um item e para conseguir tanto dinheiro, que tal quebrar a lanterna de um carro e depois confrontar o motorista, que rapidamente te dará a quantia necessária.

Embora o tempo gasto em cada episódio dependerá da sua velocidade para encontrar soluções para os problemas que surgirão, eles não são muito longos e em média deverão render cerca de duas horas.

A boa notícia para quem for encarar esta remasterização é que além de contar com suporte a telas widescreen e controles, ela ainda traz melhorias nos gráficos. Isso significa personagens muitos mais detalhados e um efeito de iluminação capaz de deixar os cenários muito mais bonito. Tudo bem, esta versão não chega a parecer um jogo da nova geração, mas nem por isso a direção artística deixa de ter o seu charme e principalmente, de manter o estilo do original.

A jogabilidade também recebeu algumas novidades importantes, como a possibilidade de realçarmos todos os objetos clicáveis na cena ao seguramos o botão L ou mesmo de controlarmos Sam usando apenas o analógico. A sensação chega a ser de que o jogo foi desenvolvido para ser jogado com um controle, mas caso você prefira utilizar a tela sensível ao toque do Switch para dar os comandos, tal opção está disponível.

Eu até cheguei a ver algumas reclamações sobre o Sam & Max Save The World Remastered ter alterado algumas piadas para tornar a nova versão mais adequada ao politicamente correto, mas como não joguei o original, não posso dizer se isso acontece ou se realmente é um problema. A lamentar, só mesmo a falta de uma localização para português, o que infelizmente afastará alguns interessados e que não dominam o inglês.

http://www.vidadegamer.com.br
Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.