Space Invaders Forever

Para quem já passou dos trinta e teve o Atari como o seu primeiro videogame ou frequentou fliperamas na década de 90, o Space Invaders certamente está entre os títulos que formou a sua vida como gamer. Uma verdadeira lenda da indústria, o seu legado permanece até hoje, mas seria possível reinventar uma receita tão bem sucedida quanto esta? Pois a coletânea Space Invaders Forever é a melhor resposta para esta pergunta.

Lançado para PlayStation 4 e Nintendo Switch no final de 2020, o pacote conta com três jogos que tentam reimaginar o clássico, sendo eles: Space Invaders Extreme, que apareceu no Nintendo DS e PSP em 2008; Arkanoid v Space Invaders, um jogo de 2017 para dispositivos mobile; e o Space Invaders Gigamax 4 SE, o único inédito. Pois o resultado desta mistura é uma viagem de altos e baixos.

Começando pelo melhor dos três jogos, o Space Invaders Extreme mostra como é possível dar uma oxigenada em algo que originalmente contava com tão poucas regras. Nele contaremos com acesso a power-ups que tornarão a experiência muito mais divertida, além de eventualmente nos depararmos com enormes chefes. Some a isso uma trilha sonora empolgante, efeitos especiais pipocando por todos os lados e temos um jogo que consegue divertir mesmo as novas gerações.

Embora seja um título que foi desenvolvido para portáteis, ele funciona muito bem na tela grande e ficará ainda melhor se você puder jogar com um bom aparelho de som. Graças a maneira como as músicas parecem se encaixar com a jogabilidade, esta é uma experiência que merece ser aproveitada em sua plenitude.

Passando então para o Space Invaders Gigamax 4 SE, a ideia aqui é a mais simples possível: colocar até quatro pessoas para tentar derrotar os alienígenas invasores em um campo de batalha bem mais largo que o tradicional. O problema é que depois de experimentar o Extreme, a jogabilidade deste título parece lenta demais, repetitiva demais e principalmente… entediante demais.

O fato de estarmos ao lado de amigos pode até adicionar um pouco de  diversão, mas não demorará até que a brincadeira perca a graça e a sensação deixada é de que a Taito desperdiçou um bom potencial ao focar apenas em entregar o feijão com arroz. Além disso, o jogo não contar com multiplayer online é uma falha imperdoável.

Space Invaders Forever

Já em relação ao Arkanoid v Space Invaders temos tanto uma boa ideia quanto algumas decisões de design no mínimo questionáveis. O problema é que por se tratar de um jogo criado para ser encarado em uma tela sensível ao toque, a empresa preferiu não adaptá-lo para um sistema de controles tradicional, o que resultou em um jogo estranho, tanto no Switch quanto no PS4.

No caso do híbrido da Nintendo, o título funciona separado dos demais presentes no Space Invaders Forever e foi feito para funcionar apenas no modo portátil, nos fazendo ter que segurar o videogame na vertical. Embora isso sirva para aproveitarmos toda a tela, não demora até ficarmos cansados de segurar o aparelho desta maneira, pois além do peso não ser distribuído corretamente, utilizar o polegar para mover a barrinha chamada Vaus é algo muito desconfortável.

Mas se esta solução não é das melhores, no PlayStation 4 ela se mostra ainda pior. O problema é que para jogar neste videogame será preciso utilizar o touchpad do DualShock 4, o que faz com que a precisão passe longe de ser aceitável. Além disso, os especiais são acionados ao tirarmos o dedo do touch, o que fatalmente fará com que os poderes sejam disparados quando não queríamos.

Se você conseguir ignorar esses problemas de interface, até poderá encontrar ali um jogo interessante, que consegue combinar de maneira satisfatória dois títulos com jogabilidade distintas e entregar um enredo para tentar nos motivar a encarar a guerra contra os aliens.

No fim, fica o sentimento de que o Space Invaders Forever é uma coletânea preguiçosa, que tenta capitalizar apenas em cima de um dos nomes mais emblemáticos dos games e sem trazer algo realmente inovador. Boa parte desses problemas poderiam ter sido amenizados se outros capítulos da franquia tivessem sido incluídos no pacote, mas isso infelizmente só aconteceu no Space Invaders Invincible Collection.

http://www.vidadegamer.com.br
Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.