Turrican Flashback Collection

A indústria de games está repleta de joias que foram esquecidas com o passar do tempo, títulos que fizeram algum sucesso quando foram lançados, mas que devido a falta de continuações, as novas gerações nem fazem ideia das suas existências. É por isso que o relançamento dos clássicos deveria ser comemorado por todos e quando tomei conhecimento do Turrican Flashback Collection, soube imediatamente que eu precisava colocar as mãos nesta coletânea.

Desenvolvido por Manfred Trenz e lançado em 1990 para o Commodore 64, o primeiro Turrican podia ser descrito como uma mistura de Metroid com um jogo de fliperama chamado Psycho-Nics Oscar. Nele o nosso personagem podia explorar um vasto mundo e contava até com a habilidade de se transformam numa bola, assim como a caçadora de recompensas Samus Aran, enquanto as armas encontradas pelo cenário lembravam muito as vistas na sua outra fonte de inspiração.

Falando assim, pode parecer que a criação de Trenz não passava de uma cópia ou uma mera fusão, mas isso está longe de ser verdade. Conseguindo entregar um nível de dificuldade bem alto, gráficos cheios de detalhes e a espetacular trilha sonora composta por Chris Huelsbeck, o título ainda possuía uma jogabilidade viciante, conseguindo assim mostrar que os europeus também eram capazes de desenvolver ótimos jogos.

Assumir o papel daquele guerreiro geneticamente modificado para tentar salvar o planeta de Alterra da ameaça MORGUL (Multiple Organism Unit Link) era algo impressionante, uma experiência que poucos jogos da época eram capazes de oferecer e por isso o título conquistou vários admiradores. Porém, ele só viria a atingir um público bem maior um pouco depois, quando os alemães da Factor 5 adquiriram os direitos para publicar uma versão para o Amiga e a The Code Monkeys converteu o título para Mega Drive, TurboGrafx-16 e Game Boy.

E com o sucesso veio a garantia de que novos capítulos seriam produzidos, com Manfred Trenz tendo ficado responsável pelo Turrican II: The Final Fight para C64, enquanto o estúdio alemão trabalhava na versão do jogo para o Amiga. Vale citar que no Mega Drive e no Super Nintendo o segundo capítulo foi rebatizado como Universal Soldier; e quanto ao Mega Turrican e Super Turrican, ambos foram feitos apenas pela Factor 5.

Pois estes são os quatro títulos presentes em Turrican Flashback Collection e se você gosta de jogos de plataforma old school com foco na ação, certamente encontrará um excelente passatempo nesta coletânea. Contando com as opções típicas deste tipo de relançamento, os jogos podem ser aproveitados em suas proporções de tela originais (4:3), em widescreen (com a imagem esticada) e ainda com filtros que imitam as linhas de monitores CRT.

Sobe o som!

Além disso, por se tratar de títulos bem difíceis — especialmente os dois primeiros — é muito bom ter a opção de salvar o progresso a qualquer momento ou de retroceder alguns segundos apenas ao apertarmos um botão. Esses recursos facilitarão muito a nossa vida durante a jogatina, mas infelizmente eles cobram um preço que poderá ser alto demais para alguns, que é a impossibilidade de desbloquearmos troféus.

Esta dificuldade ainda será acentuada pelo fato dos controles parecerem um tanto duros hoje em dia, com a incapacidade de atirarmos na diagonal nos obrigando a calcular cada movimento a ser dado. Este problema é um pouco amenizado no caso do Super Turrican, onde ganhamos a habilidade de disparar um raio em qualquer direção, mas direcioná-lo requer um tempo e ao acertarmos os inimigos, eles apenas serão congelados, exigindo assim que ainda tenhamos que acertá-los com um tiro normal.

Tudo isso faz com que os jogos não sejam tão dinâmicos quanto outros run and guns, como um Contra ou um Shinobi, mas é bom ver que dessa vez pelo menos temos o acesso facilitado às armas e itens, já que agora eles contam com um botão dedicado para cada ação.

Mas apesar de ser muito bom termos a oportunidade de revisitar esses clássicos, isso não apaga alguns problemas do Turrican Flashback Collection. É uma pena ver uma empresa usando o 30° aniversário da franquia para revender tais jogos, mas não aproveitar para nos entregar materiais extras que certamente seriam muito apreciados pelos fãs. Imagine um documentário mostrando como os games foram produzidos e trazendo entrevistas com Manfred Trenz, Chris Huelsbeck ou com os ex-funcionários da Factor 5?

Quando penso neste tipo de coletânea, a primeira coisa que vem à minha cabeça é a revelação de segredos da produção ou a disponibilização de artes conceituais, um player para aproveitarmos a trilha sonora ou até a inclusão de versões que não são tão conhecidas do público, como a demo que o game designer criou enquanto estava desenvolvendo o primeiro jogo. Oras, eles nem mesmo incluíram as versões do jogo para Commodore 64 e NES!

Infelizmente não há como deixar de lamentar fato doo pessoal da ININ Games ter desperdiçado uma boa oportunidade de resgatar uma parte interessante da história dos games com o Turrican Flashback Collection, mas se você não se incomoda com isso e só está interessado em reviver estes ótimos jogos, fique tranquilo, pois eles continuam tão divertidos quanto antes.

http://www.vidadegamer.com.br
Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.