Horizon Chase Turbo - Senna Sempre

Assim como muitas crianças dos anos 80, eu passei várias manhãs de domingo sentado diante da TV para acompanhar as corridas de Formula 1 e por isso tive Ayrton Senna como um dos meus grandes ídolos. O piloto sempre esteve muito ligado aos games, inclusive tendo dado origem a uma história que marcou minha vida e quando soube que o jogo brasileiro Horizon Chase Turbo teria um conteúdo adicional dedicado a ele, obviamente fiquei muito empolgado com a novidade.

Dando continuidade ao fantástico trabalho de suporte ao seu jogo, os brasileiros da Aquiris fecharam um acordo com a família do piloto para que a sua imagem pudesse ser utilizada no Horizon Chase Turbo e o resultado foi nada menos do que espetacular.

Para começar, basta dizer que parte do valor arrecadado com as vendas deste DLC serão doados para o Instituto Ayrton Senna, o que já deve ter sido motivo de orgulho para as pessoas que trabalharam na criação desta expansão.

Passando para o jogo em si, a primeira grande adição trazida pelo Senna Sempre vem direto da sua maior fonte de inspiração, o Ayrton Senna’s Super Monaco GP II. Pela primeira vez no jogo da Aquiris (e de maneira exclusiva para este modo), agora podemos disputar as corridas com a visão interna do carro, assim como acontecia no clássico título para o Mega Drive.

É muito legal a sensação de nostalgia que essa “simples” mudança consegue trazer, fazendo com que a expansão se comporte como um sucessor espiritual do jogo que tanto me divertiu há quase 30 anos. E além de oferecer uma maior imersão, a nova câmera faz com que as corridas pareçam ainda mais rápidas, mas ao contrário do que tínhamos no antigo jogo, neste ainda poderemos correr com a visão por trás dos veículos.

Horizon Chase Turbo - Senna Sempre

Outro ponto que serve para mostrar a dedicação deste estúdio é a enorme quantidade de conteúdo presente em Senna Sempre. Entre eles está um modo que recria passagens importantes da carreira do piloto, com textos e fotos contando um pouco da vitoriosa história do brasileiro.

Dividido por cinco capítulos, ele nos levará desde o início difícil na pequena Toleman até o tricampeonato mundial na McLaren. Embora seja apenas um resumo dos feitos de Ayrton Senna, o Modo Carreira serve como uma bela introdução para quem não viu o piloto em ação, mas também como uma ótima maneira daqueles que o acompanharam relembrarem alguns momentos.

Outra boa ideia implementada pelos desenvolvedores foi a de nos permitir escolher como o nosso carro se comportará, reproduzindo assim uma das principais características do Senna, que era de fazer ajustes precisos nos veículos antes das corridas. Assim poderemos escolher, por exemplo, pneus mais adequados para a chuva, um menor consumo de combustível ou uma maior velocidade nas retas.

Durante as corridas ainda teremos a possibilidade de realizar algumas “Façanhas do Senna” (serão 130, no total), como ter que coletar todas as moedas espalhadas pelas pistas, usar o nitro apenas numa determinada volta ou terminar em uma certa posição. São desafios adicionais que não interferem na progressão da carreira, mas que logo se tornarão um vício.

Mas além de se dedicar à história do piloto, Senna Sempre ainda nos permitirá disputar todo o campeonato mundial de Formula 1, com 18 equipes estando à nossa disposição e mais de 30 carros podendo ser desbloqueados.

Por fim, existe ainda a opção de torneios infinitos que poderão ser encarados na companhia de até outras três pessoas, onde teremos que lidar com a imprevisibilidade das condições climáticas, assim como circuitos e pilotos aleatórios.

Vendido por cerca de R$ 30 nos consoles e no PC, Senna Sempre é o tipo de expansão que sempre adoramos ver: muito conteúdo, novidades que justificam a sua existência e principalmente, mantendo a qualidade do produto original — e em alguns aspectos até o superando.

Até por ser uma grande homenagem aos títulos de corrida lançados nas décadas de 80 e 90, talvez não existisse jogo melhor para receber um DLC baseado no grande Ayrton Senna. Jogá-lo é ter a possibilidade de voltar no tempo e reviver um pouco de como era torcer por um dos maiores pilotos que o mundo já viu.

Parabéns ao pessoal da Aquiris por ter aproveitado esta grande oportunidade e nos dado uma expansão tão bacana quanto a Senna Sempre. Também preciso elogiar o trabalho de Barry Leitch, lendário compositor da série Top Gear e que mais uma vez compôs músicas incríveis para o jogo brasileiro.

 

http://www.vidadegamer.com.br
Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.