Xuan-Yuan Sword VII

Eu não acho que seja exagero afirmar que, considerando principalmente os 20 últimos anos, nada foi mais importante para os videogames do que a distribuição digital. Tornando os jogos mais acessíveis do que nunca, este modelo nos permitiu jogar títulos que de outra forma provavelmente nunca chegariam deste lado do mundo e o Xuan-Yuan Sword VII é um exemplo disso.

Com o título que deu início à série tendo sido lançado em 1990, foi só neste sétimo capítulo que ela chegou aos consoles no ocidente e como nunca tive a oportunidade de jogá-la, tinha muita curiosidade em conhecer o trabalho da DOMO Studio.

Misturando figuras históricas com elementos da mitologia chinesa, os RPGs com grande foco na narrativa conquistaram muitos admiradores no oriente e com este lançamento a franquia esperava atrair os fãs do gênero por aqui. Eu ainda não sei se isso acontecerá, mas pelo menos eles parecem estar no caminho certo.

De forma resumida, em Xuan-Yuan Sword VII acompanharemos a saga de Taishi Zhao, um jovem que após presenciar a morte dos pais foge para uma aldeia e passa a viver escondido com sua debilitada irmã. Apesar de isolados, a vida deles era boa, até que um monstro ataca a região e por muito pouco não mata a garota. O protagonista então partiré em uma difícil viagem para salvar Taishi Xiang, o que o colocará no meio de uma guerra civil, além de ter que enfrentar os mais variados monstros.

Esta premissa não parece muito diferente do que nos acostumamos a ver em RPGs, com um herói tentando “salvar o mundo”, mas a maneira como o jogo mistura o sobrenatural com situações comuns do dia a dia é o que torna o Xuan-Yuan Sword VII um jogo interessante, com o seu universo contando até mesmo com a existência de autômatos.

Sem ter um conhecimento prévio do que a franquia tratava, confesso que além da ideia de poder experimentar um RPG chinês, a primeira coisa que chamou minha atenção nesta produção foi o seu visual. Infelizmente temos a tendência a pressupor que apenas títulos feitos por estúdios conhecidos são capazes de entregar belos visuais, mas quando vi o primeiro trailer do Xuan-Yuan Sword VII fiquei bastante impressionado.

Com texturas muito bonitas, efeitos de iluminação que não fazem feio e personagens bem animados, a primeira impressão é de estarmos diante de uma daquelas grandes produções muito aguardadas e que eventualmente costumam fazer muito sucesso. Porém, aos poucos começamos a notar alguns probleminhas que mostram as limitações do projeto.

Um deles é a água, que apesar de refletir o mundo a sua volta, na maioria das vezes não passa de um efeito chapado, que nem se move quando pisamos nela. Eu também não gostei do rosto dos personagens, quase sempre muito artificiais e sendo ainda piores quando se trata dos NPCs, bastante genéricos. Ao menos o trabalho de dublagem (apenas em chinês) foi muito bem-feito.

Já em relação as batalhas, em Xuan-Yuan Sword VII elas acontecem em tempo real, com Zhao podendo desferir ataques fracos, fortes e ainda utilizar especiais. Teremos também que gerenciar a sua resistência e contaremos com a possibilidade de usar um botão para nos esquivar dos golpes dos inimigos. Por fim, conforme avançarmos na história outras pessoas poderão entrar para o nosso grupo, tornando os combates mais interessantes.

Mas enquanto as batalhas são divertidas, algo que me desagradou no jogo é a sua linearidade. Com o progresso acontecendo basicamente através de caminhos que nos fornecerão apenas pequenos desvios, chega a ser um retrocesso vermos algo assim, principalmente numa época em que temos tantos excelentes RPGs com mundos abertos.

Eu ainda tenho um longo caminho pela frente até conseguir concluir a aventura de Taishi Zhao e Taishi Xiang, mas o que vi até agora foi o suficiente para me agradar e até fico pensando no motivo para um jogo assim não fazer mais sucesso. Talvez seja um pouco de preconceito por parte do público, talvez a falta de uma maior divulgação, mas acredito que devido a sua qualidade, mais pessoas deveriam dar uma chance a ele.

Especulações (e lamentações) a parte, Xuan-Yuan Sword VII tem se mostrado uma grata surpresa, um título que mesmo passando longe de conseguir revolucionar o gênero, tem suas qualidades e agrada por trazer um enredo bem escrito e que nos leva para uma mitologia poucas vezes explorada nos games. Além disso, o simples fato dele estar disponível no ocidente já deveria ser motivo para comemorarmos.

Xuan-Yuan Sword VII está disponível para PC, Xbox One e PlayStation 4.

http://www.vidadegamer.com.br
Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.