Após a Tribute Games fazer a alegria de muita gente com o ótimo Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge, nada melhor do que podermos revisitar os jogos clássicos das Tartarugas Ninjas. Felizmente, isso se tornou bem mais fácil graças a coletânea Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection que a Konami disponibilizou para diversas plataformas.

Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection

Para quem vem acompanhando a história dos personagens nos games desde a década de 80, a principal característica que podemos esperar é uma emulação de alta qualidade. Porém, a Digital Eclipse não se limitou a apenas reproduzir os jogos, adicionando algumas melhorias que são opcionais, mas que podem tornar a experiência bem mais divertida.

Ao chegarmos ao menu do Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection em que podemos escolher qual dos 13 títulos disponíveis iremos jogar, a primeira coisa que chamou minha atenção foi a possibilidade de realizarmos algumas mudanças no título em questão.

De termos personagens quase imbatíveis a um novo nível de dificuldade que tornará a aventura bem mais difícil, o estúdio incluiu até mesmo um recurso para fazer com que o primeiro jogo para o NES fique com uma qualidade de imagem bem melhor. Em alguns casos poderemos até escolher em qual estágio começar.

Pode não parecer, mas essas mudanças tem a capacidade de tornar a experiência bem diferente da original, fazendo com que os clássicos se tornem mais agradáveis nos dias atuais. Já para os puristas, basta ignorar tais melhorias e encarar os jogos assim como eles foram lançados.

Outra adição muito bem-vinda foi a possibilidade de retrocedermos alguns segundos, podendo assim corrigir eventuais erros que cometermos. Além disso, cansou de jogar, mas não quer perder o progresso? Você poderá salvar a qualquer momento para depois restaurar de onde parou.

Já na parte visual temos os já tradicionais filtros que imitam telas antigas, assim como molduras que decoraram a área em que os jogos serão reproduzidos. O estúdio ainda incluiu a opção de jogarmos com a proporção widescreen, mas isso infelizmente distorce a imagem e sinceramente, não sei como alguém consegue encarar um jogo antigo desta maneira.

Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection

Outro ponto em que o trabalho da Digital Eclipse me agradou muito foi na atenção dada ao passado da franquia. Na área em que funciona como um museu virtual teremos acesso a uma infinidade de material relacionado a cada jogo, de manuais a guias de estratégia, passando pela reprodução das capas e propagandas utilizadas para divulgar os games.

Tudo isso funciona como um belo presente aos saudosistas, com o TMNT: The Cowabunga Collection trazendo muito do que considero essencial para uma coletânea que se presta a homenagear jogos clássicos.

Sempre me incomoda muito quando uma empresa apenas reúne meia dúzia dos seus jogos antigos e os relança como algo que consideram como “A coleção definitiva”. Sem oferecer nenhum tipo de melhoria e muitas vezes ignorando materiais históricos ou um player com a trilha sonora, normalmente as editoras ainda têm a coragem de cobrar valores absurdamente altos por trabalhos tão porcos.

Felizmente não é isso o que acontece aqui, com o The Cowabunga Collection inclusive passando a se tornar uma referência para mim. Num mundo ideal, várias coletâneas lançadas nos últimos anos deveriam pegar como inspiração o que a Digital Eclipse fez e lançar atualizações para nos oferecer mais conteúdo.

Contudo, sei que isso é uma utopia, nos restando aproveitar aqueles que sabem como tratar os fãs e se você gosta das Tartarugas Ninja ou adora um bom Beat ‘em up, não deixe passar a oportunidade de revisitar esses clássicos.

Abaixo deixo a lista com todos os títulos disponíveis no Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection e saiba que desses, apenas o TMNT (Arcade) e o TMNT: Tournament Fighters (NES) não contam também com suas versões japonesas.

  • Teenage Mutant Ninja Turtles (Arcade)*
  • Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time (Arcade)*
  • Teenage Mutant Ninja Turtles (NES)
  • Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Arcade Game (NES)
  • Teenage Mutant Ninja Turtles III: The Manhattan Project (NES)
  • Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (NES)
  • Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time (Super Nintendo)
  • Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (Super Nintendo)*
  • Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist (Mega Drive)*
  • Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (Mega Drive)
  • Teenage Mutant Ninja Turtles: Fall of The Foot Clan (Game Boy)
  • Teenage Mutant Ninja Turtles II: Back From The Sewers (Game Boy)
  • Teenage Mutant Ninja Turtles III: Radical Rescue (Game Boy)

*Títulos que além do multiplayer local, também contam com suporte a partidas online.

O TMNT: The Cowabunga Collection está disponível para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series S|X.

http://www.vidadegamer.com.br
Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.