Eu sempre gostei muito de jogos de corrida, mas até lá pela metade de 1998 encarava o gênero como algo descompromissado, criações que ofereciam pouca imersão e que passavam longe de nos dar a real sensação de estarmos realmente dirigindo um carro.

Então, enquanto aproveitava as férias em Niterói, entrei num pequeno shopping da cidade e vi na vitrine de uma loja de games um jogo que me faria passar a enxergar o estilo de outra maneira, o Gran Turismo.

Aquele replay exibido continuamente em uma pequena televisão explodiu minha cabeça. Não sei quantos minutos fiquei parado ali babando por aquelas imagens e após entrar naquela loja e experimentar aquela maravilha por alguns minutos, tive a certeza de que precisava comprá-la.

Desenvolvido pelo perfeccionista Kazunori Yamauchi e lançado pela Sony Computer Entertainment (a Polyphony Digital só surgiu devido ao sucesso do game), sua produção levou cinco anos e quando chegou às lojas, Gran Turismo rapidamente se tornou um conquistou muitas pessoas, sendo reconhecido hoje como o jogo que mais vendeu no PlayStation e ostentando uma média 96 no Metacritic.

gran-turismo

O motivo para tanta adoração se deve a experiência de corrida mais realista que um console já havia recebido, com uma simulação de física impressionante para época e uma enorme quantidade de pistas e carros para serem escolhidos.

Além de brilhar em sua jogabilidade e gráficos, aquele jogo ainda contava com um elaborado modo carreira que nos obrigava a tirar carteiras para avançarmos e acima de tudo, nos dava a nítida sensação de sermos um piloto que buscava seu espaço entre os melhores.

Eu não saberia dizer quantas horas passei nas pistas virtuais do Gran Turismo, mas sei que foram muitas e mais do que ter me feito abandonar outros jogos por um bom tempo, aquele título tem uma importância muito grande na minha formação como gamer, pois como disse antes, foi a partir dele que realmente me tornei um apaixonado por jogos de corrida.

Hoje admito que gosto mais do seu principal concorrente, a séria Forza Motorsport, mas isso não me impede de continuar jogando seus últimos lançamentos e por mais que o tempo passe, sempre terei um carinho especial pelo game que por tanto tempo foi conhecido como o “autêntico simulador de pilotagem“.

 

A coluna Relembrando nasceu lá no Meio Bit e a intenção com ela era falar sobre jogos antigos que eu adoro. Agora ela será publicada aqui, com a intenção de dar uma visão mais intimista sobre os games, contando situações pessoais que me fazem lembrar desses clássicos e que por vezes poderá ter a total veracidade dos relatos comprometida pela minha memória.
http://www.vidadegamer.com.br
Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.