Desde que fiquei sabendo que a Synergex lançaria uma edição completa e com preço reduzido do Civilization IV no Brasil, fiquei muitíssimo interessado em adquirir uma cópia, principalmente por não conhecer muito bem a série e por sempre ter ouvido muitos elogios a ela.

Resolvi então fazer a compra, mas não tenho como esconder minha decepção ao receber a caixinha e ver que dentro não veio o manual, algo que admiro tanto nas versões físicas dos games. Tudo bem, eu entendo que se trata de um título que custa R$29,90, que o manual deve ter sido retirado para reduzir os custo da editora, mas qual foi a minha surpresa ao ver na contra capa o endereço de onde eu poderia fazer o download da versão digital do manual e ao entrar na página e descobrir que o jogo não consta na lista.

Passada a frustração, voltei minhas atenções à segunda aquisição, o jogo também de estratégia Empire: Total War e nesse só tenho elogios a fazer. Primeiro porque, mesmo sendo preto e branco, o game traz um belo e extenso manual ao lado dos dois discos de instalação. O segundo motivo de alegria pode ser um problema para alguns, já que o game exige que o jogador tenha uma conta no Steam. O que isso significa? Simples, significa que, após registrado, o teremos disponível para download caso algo acontece com os DVDs e gostaria muito que todos os jogos vendidos fisicamente e disponíveis no Steam pudessem ser associados a nossa conta, o que infelizmente não acontece.

Agora, você quer saber o que é mais curioso nessa história? É que ambos são distribuídos no Brasil pela Synergex e custam o mesmo preço. Portanto, mesmo admirando muito o trabalho que a distribuidora tem feito por aqui, acho que no caso específico do CivIV, eles pisaram na bola.

Update: O pessoal da Synergex mandou o link para o download do manual do Civilization IV e disse que ele será incluído no site o mais rápido possível. Para quem quiser fazer o download, basta clicar aqui.

http://www.vidadegamer.com.br
Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.