Conforme vi que o número de jogos que possuía estava aumentando bastante, comecei a procurar uma solução para gerencia-la e com o Playfire percebi que tudo o que precisava estava ali. Uma interface bacana, facilidade na hora de adicionar ou remover um game e uma bela estante virtual onde eles poderiam ficar expostos.

Porém, algo no serviço me incomodava, a possibilidade de que um dia toda aquela informação cadastrada pudesse desaparecer e se o site ainda está no ar, os seus criadores tiveram a estúpida ideia de mudá-lo consideravelmente, abolindo a área onde podíamos organizar nossas coleções.

Desde então comecei a procurar uma alternativa e embora tenha encontrado algumas interessantes, como o Darkadia, o IGN ou o Giant Bomb, eles sempre tinham algumas deficiências bobas, como a não exibição da quantidade de jogos ou a impossibilidade de separá-los por plataformas e depois de descartar o ótimo Game Collector por ele não permitir de maneira simples a publicação da minha coleção na internet, cheguei a conclusão de que a minha única opção seria utilizar uma planilha para fazer esse gerenciamento e após fazer algumas modificações neste modelo para o Google Docs, fiz o cadastro do títulos com as informações que considerava necessárias e o resultado pode ser visto aqui, ou através do link localizado no menu lá em cima.


Nesta planilha estão todos os jogos que possuo, com exceção dos Xbox Live Arcade ou daqueles vendidos através da PSN e que não estejam disponíveis fisicamente. Esta solução certamente não é a ideal e ainda gostaria de ter essa lista com a capinha e maiores informações, mas pelo menos dessa maneira sei que as chances de perder a lista são pequenas e ela permitiu que eu pudesse ter um real controle sobre quantos dos meus jogos foram adquiridos de forma física e quantos de forma digital.

http://www.vidadegamer.com.br
Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.