mega-drive

Recentemente a Sega fez o anúncio do Mega Drive Classics Hub, uma nova maneira de aproveitarmos os jogos do seu antigo console no PC e que fará isso ao nos colocar numa versão virtual de um típico quarto da década de 90, com direito a uma TV CRT e uma prateleira cheia de cartuchos. Sem dúvida uma bela maneira de despertar a nostalgia nos fãs.

Porém, o que muitos não se deram conta é que junto com esta novidade a empresa japonesa também integrará o Steam Workshop aos jogos games do Mega Drive e isso significa que a partir do dia 28 de abril a Sega passará a aceitar que tais jogos sejam modificados, algo inédito na indústria.

Embora as modificações sejam bastante comuns no PC, no mercado de consoles elas praticamente nunca são aceitas, principalmente quando se trata de títulos antigos e que no geral precisam ser executados através de emuladores. Na verdade, a simples utilização desses programas já costumam ser fortemente combatida pelos detentores dos direitos autorais e com essa postura a Sega abre caminho por um terreno bastante pantanoso.

De acordo com o vídeo que revelou a novidade, todos os jogos para Mega Drive que estão presentes nesta lista ganharão suporte gratuito ao recurso, nos permitindo assim compartilharmos versões modificadas deles e embora a empresa não tenha revelado detalhes sobre quais tipos de alterações serão permitidas, ainda assim é uma notícia muito interessante.

Com isso acho que podemos esperar desde jogos com mudanças significativas nos sprites, melhoras na parte sonora e até versões localizadas para outras línguas, algo que se tornou bastante comum no cenário das ROMs, mas que infelizmente sempre foi visto com maus olhos pelas editoras.

O interessante é pensar que com esta atitude a Sega ganha muitos pontos com os admiradores da empresa e que há tanto tempo vem lamentando os rumos que a editora tomou, além de poder aumentar consideravelmente as vendas de tais jogos, já que o Steam Workshop deverá facilitar bastante o compartilhamento dos mods e reacender o interesse pelos clássicos.

A expectativa agora é de que outras companhias sigam o exemplo da Sega e também permitam as modificações de seu títulos mais antigos, afinal elas não deixarão de ser feitas e se os detentores dos direitos podem lucrar com isso, porque continuar com uma postura tão antiquada?

[youtube url=”https://youtu.be/nAzzoU0fIxU” fs=”1″ hd=”1″]

http://www.vidadegamer.com.br
Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.