Mesmo não os jogando tanto quanto deveria, eu sempre achei que existe algo de fascinante nos demakes. Pegar um jogo mais moderno e criar algo parecido, mas com as limitações de duas ou três décadas atrás deve ser um exercício bastante desafiador e por isso muitos eventos de criação de games procuram usar essa ideia.

Um deles foi o DemakeJam, que nos últimos dias reuniu diversos game designers independentes e entre os vários trabalhos muito interessantes apresentados por lá, eu gostaria de indicar o Low Mem Sky. Criado por Paul Nicholas e com uma fantástica trilha sonora composta por Chris Donnelly, o jogo para Pico-8 teve como inspiração o No Man’s Sky e mesmo com todas as limitações da plataforma, ele consegue entregar muito do título da Hello Games.

Nele acordamos em um planeta alienígena e assim como na sua fonte de inspiração, o nosso objetivo será alcançar o centro da galáxia. Ao todo teremos 180.383.121.450 (!) planetas gerados aleatoriamente para explorar, assim como estações espaciais, itens para coletar e é claro, uma bela nave para pilotar.

O mais impressionante é que o jogo foi feito num período de apenas 12 dias, mas de acordo com Paul Nicholas, nem tudo que ele tinha em mente chegou a ser implementado.

Infelizmente eu não fui capaz de adicionar todas as funções que queria durante o período da jam. Espero ser capaz de trabalhar nisso após o evento, para adicionar mais recursos (como mineração, espécies de animais, sentinelas, estações espaciais que possam ser utilizadas para trocas).

Disponível nesta página, o Low Mem Sky pode ser baixado gratuitamente ou jogado através do próprio navegador e na minha opinião, se o responsável pelo game tiver paciência para continuar trabalhando nele, existe potencial para ele se tornar uma verdadeira febre para alguns.

http://www.vidadegamer.com.br
Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.