G-Darius HD

E na minha saga para experimentar os relançamentos de uma das séries mais adoradas dos shoot ‘em ups, chegou a vez de dar uma chance ao G-Darius HD. Um dos capítulos mais inovadores e divertidos da franquia, essa remasterização acaba de chegar ao PlayStation 4 e ao Nintendo Switch, tornado o clássico muito mais acessível.

Embora tenha sido lançado nos fliperamas em 1997, o jogo ganhou popularidade por aqui graças a uma versão para o primeiro console da Sony e assim como quase tudo o que era produzido naquela época, aquele foi mais um título a migrar para os gráficos 3D.

Nele novamente assumiríamos o controle da lendária nave Silver Hawk, precisando destruir tudo o que aparecesse pelo caminho e escolhendo as fases que jogaríamos após derrotar um enorme chefe. Outra característica que retornava eram os inimigos baseados em seres marinhos, além da jogabilidade em duas dimensões.

Para quem está acostumado com “jogos de navinha”, não será surpresa ter que coletar globos que ficam flutuando pela tela e que melhorarão nossos disparos, as bombas que atiraremos no solo ou o escudo que nos protegerá dos ataques inimigos.

Porém, G-Darius reaproveitava uma ideia muito interessante que havia aparecido no Darius Gaiden, que era um globo de captura. Com ele era possível recrutar boa parte das naves inimigas e fazer com que elas nos ajudassem. O legal é que o tipo de apoio variava, com algumas naves fornecendo um ataque adicional e outras servindo como escudo.

Graças a essa variedade o jogo nos incentivava a fazer testes, descobrindo qual o melhor inimigo para cada situação. Além disso, até os subchefes poderiam se tornar nossos aliados, bastando destruir uma parte dourada de seus corpos que serviam como proteção.

Já no campo das novidades tínhamos a possibilidade de absorver os tiros inimigos e transformá-los num poderosíssimo disparo laser. Então, caso o ataque fosse realizado contra um chefe no exato momento em que ele usasse um disparo parecido, teria início um duelo, com o jogador precisando apertar o botão de tiro rapidamente para tentar vencer o combate e assim causar muito dano na nave adversária.

Desenvolvido numa época em que os gráficos 3D davam seus primeiros passos, para muitas pessoas pode ser estranho olhar para o jogo atualmente. Pois foi pensando nisso que a ININ Games resolveu dar uma atualizada na parte visual e o G-Darius HD nos oferece duas versões daquela aventura.

Em uma delas teremos a mesma qualidade presente no original e exceto por encará-lo numa TV CRT ou para fazermos uma comparação, não vejo muito sentido em jogar desta maneira. Já na segunda teremos gráficos remasterizados, mas que deverão dividir opiniões.

O problema é que apesar dos polígonos desta nova versão serem muito mais bonitos e nítidos que os originais, eles ainda possuem aquela cara de algo lançado há mais de 20 anos, quando a tecnologia da época não permitia um nível de detalhes tão grande quanto atualmente. Gostar ou não do resultado acaba sendo uma questão de gosto e para mim, o visual tem o seu charme, conseguindo manter o estilo do original, mas tornando-o muito mais bonito.

O que não consegui gostar foi das frequentes quedas na taxa de atualização de frames. Embora elas aconteçam nos mesmos momentos do original e até sirvam para nos ajudar em situações em que há tantas coisas acontecendo na tela, eu adoraria ter a opção de jogar com uma fluidez maior.

A lamentar mesmo, talvez apenas a qualidade da trilha sonora, que mesmo estando bem acima da média, não acho que esteja no nível do que pode ser ouvido no Dariusburst Another Chronicle EX+. Eu também adoraria poder ter todos os capítulos da franquia em um único pacote, mas acredito que o fato deles terem sido relançados já é motivo para comemorarmos.

Contando com uma abordagem muito mais cinematográfica do que costumamos ver na série, é muito legal acompanhar mais esta luta da humanidade contra o império Belsar, com as enormes naves-peixes passando uma bela sensação do quão frágil somos. Isso se torna ainda mais evidente ao notarmos o quão punitivo o jogo é, mas pelo menos com o G-Darius HD não precisamos gastar todo o dinheiro do lanche em meia dúzia de fichas.

http://www.vidadegamer.com.br
Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.