Reforços do PSG no FIFA 22 — Foto – Divulgação

A disputa entre o FIFA e o Pro Soccer Evolution (PES) já dura anos, e a rivalidade sem sombras de dúvidas fez com que suas produtoras, a EA Sports e a Konami, respectivamente, sempre buscassem alternativas para superar a adversária de mercado. Contudo, a companhia japonesa deu sua cartada final, e revolucionou sua franquia de simuladores de futebol, buscando subir de patamar. Isso porque o PES agora será chamado de eFootball 2022, e o título é gratuito e não se comportará somente como um jogo, mas sim como um serviço.

A mudança proposta pela Konami pode até mesmo fazer com que alguns fãs assíduos da EA mudem de ideia sobre o título da rival, que tem como principal intuito alcançar um número maior de jogadores (PC, mobile e console) que não estavam dispostos a desembolsar altas quantias por um game de futebol virtual.

Mudança para agradar o mercado

A batalha entre as duas competidoras foi bastante acirrada, mas este “pause” da Konami visa as mudanças pelas quais o mercado gamer tem passado. Com isso o PES realmente se tornou um serviço online, sendo chamado pela sua desenvolvedora de eFootball.

Qualquer amante dos games deve ter notado como os jogos-serviços estão no topo do mercado atualmente. Muitos desses títulos gratuitos estão cada vez mais populares, e dentre os exemplos mais conhecidos, estão o Fortnite, da Epic Games, o Valorant e League of Legends, da Riot, e o Free Fire, da Garena.

Além da gratuitidade, algo que esses jogos têm em comum é a enorme comunidade de jogadores, que muitas vezes além de se divertirem com os games, acompanham os principais torneios de eSports de cada um deles, torcendo por suas equipes profissionais favoritas e até mesmo aproveitando o amplo catálogo de palpites oferecidos por casa de apostas para darem seus pitacos nas principais partidas de cada temporada. Essas plataformas online, cobrem os principais torneios tanto de esportes tradicionais, quanto de eSports, oferecendo uma gama de bônus e promoções que ajudam o usuário a aumentarem suas chances de acerto.

Outro ponto em que o eFootball se assemelha aos jogos-serviço é que ele também focará principalmente nas disputas online, seja competitiva ou amistosa. E provavelmente implementará microtransações para manter o título ativo e sustentar as atualizações constantes.

Aparentemente, o jogo em que a Konami tirou uma maior inspiração para desenvolver o eFootball foi o Fortnite. O battle royale foi criado pela Epic Games, e logo se tornou o título mais popular do seu gênero no globo, já que além de toda diversão proporcionada, ele roda em uma variedade enorme de dispositivos e sem qualquer limitação de crossplay.

Segundo as informações divulgadas pela desenvolvedora japonesa, o seu novo título terá total crossplay entre os consoles da nova geração, Xbox Series X/S e PlayStation 5, geração anterior, smartphones e PCs.

Comunidade não está tão contente

Mesmo com os pontos positivos apresentados pela Konami, uma parcela importante do PES não está nem um pouco feliz. Principalmente pela falta dos modos clássicos Rumo ao Estrelato e Master Liga. Sendo que a desenvolvedora já disse ter total noção de que irá afastar uma parte dos seus fãs com a mudança, mas eles pretendem uma revolução bastante profunda: “O eFootball quer um novo público”.

Enquanto isso, a EA Sports com o seu FIFA 22 passa longe da estratégia arriscada da Konami. E tem feito um trabalho e tanto de marketing para divulgar seu novo título, assim como tem focado suas atenções no modo Ultimate Team, um dos mais populares entre os jogadores.
Agora, tanto com estratégia quanto com focos diferentes, os rivais de longa data serão lançados praticamente juntos, o FIFA 22 chega ao mercado neste dia 27 de setembro, enquanto o eFootball 2022 chegará no dia 30 de setembro.

http://www.vidadegamer.com.br
Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.