Mesmo com o mercado estando um tanto saturado de jogos no estilo battle royale, algumas empresas continuam buscando seu espaço no gênero e uma delas é a Vostok Games. Formado por profissionais que criaram a ótima série S.T.A.L.K.E.R., há cerca de um ano o estúdio anunciou a criação do Fear the Wolves, com o seu principal destaque sendo as partidas localizadas na região de Chernobyl.

Devastada pelo desastre nuclear acontecido na década de 80, a região agora é palco para disputas onde apenas o último sobrevivente terá motivos para comemorar. Mas para isso ele terá que lidar com (até) outras 99 pessoas, lobos (e outras ameaças ainda piores) que estão prontos para acabar conosco e principalmente, com a radiação que afetará o clima e gerará anomalias mortais.

Contando com um mapa de 25 km², a imersão oferecida é uma das principais qualidades do Fear the Wolves e outra boa ideia implementada pela desenvolvedora é o clima dinâmico. A diferença aqui é que as mudanças climáticas acontecerão de acordo com uma votação entre realizada entre aqueles que já foram eliminados e isso faz com que cada partida seja diferente da anterior. Portanto, adaptar-se será algo fundamental e constante.

Outro detalhe que aprenderemos logo que cairmos no jogo é a importância das roupas e equipamentos, como tanques de oxigênio e máscaras. Oferecendo diversos níveis de proteção, será muito importante termos o equipamento correto para explorarmos determinadas áreas, pois ao mesmo tempo é que a radioatividade será intensa em certos pontos, será neles em que encontraremos os itens mais poderosos.

Mas se tudo isso já não fosse o suficiente para tornar as partidas bem tensas, no fim ainda teremos que correr em direção a um helicóptero de resgate, única maneira de escapar do lugar. O problema é que outros sobreviventes tentarão fazer o mesmo e a decisão de partir em disparada ou tentar eliminar os outros poderá fazer a diferença entre a derrota ou uma grandiosa vitória.

O problema é que apesar do jogo ter melhorado consideravelmente desde o seu período de Acesso Antecipado, Fear the Wolves continua sendo um título recomendado para poucos. Visualmente ele não possui grandes atrativos, com os cenários entregando poucos detalhes e apenas as tempestades merecendo elogios. Mesmo assim, o título pode sofrer em computadores mais modestos, com a taxa de frames oscilando bastante.

No entanto, o que tem prejudicado muito este battle royale é a falta de interesse do público. Para um jogo onde a maior graça estaria numa centena de pessoas se enfrentando, ver os servidores praticamente vazios é muito desanimador e quando digo isso não estou exagerando. Ao olharmos para os números do Fear the Wolves notamos que no mês de janeiro o pico de jogadores simultâneos foi de apenas 44 e infelizmente tal desempenho não foi muito diferente nos meses anteriores.

É bem verdade que nos últimos 30 dias a quantidade de pessoas jogando ao mesmo tempo aumentou mais de 370%, muito provavelmente pelo lançamento da versão final e por o jogo ter passado por alguns dias de gratuidade. Ainda assim tem sido difícil encontrar jogadores (no momento em que escrevia esse texto eram apenas 15) e nada indica que este cenário mudará em breve.

Talvez a única saída para a Vostok Games seja transformar a sua criação em um jogo gratuito, mas com a pesadíssima concorrência do Fortnite e mais recentemente do Apex Legends, sinceramente tenho dúvidas se um dia o Fear the Wolves conseguirá decolar e se isso não acontecer será uma pena, pois o título tinha potencial.

Contudo, estamos falando de um jogo que tinha como grande diferencial a apenas a sua ambientação e que ainda cometeu o grande erro de cobrar por algo que outros gigantes estão oferecendo gratuitamente.

http://www.vidadegamer.com.br
Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.