Google Stadia

Apesar de um grande número de pessoas ainda estarem céticas quanto a qualidade dos jogos pela nuvem, uma parte da indústria está ansiosa para esse modelo de distribuição se tornar popular. Das grandes editoras, a Ubisoft é uma que tem declarado total apoio à tecnologia e quem mostrou a sua empolgação especificamente com o Google Stadia foi Alain Corre, que responde como diretor executivo da Ubisoft EMEA.

Ao conceder uma entrevista ao site MCV, o argumento utilizado por ele para defender o serviço foi a maneira como o streaming poderá facilitar o acesso aos games, permitindo assim que novas pessoas se interessem pela mídia.

Nos mudamos bem no início para muitas tecnologias no passado, seja o Wii com o Wiimote ou Kinect, por exemplo. E sentimos que o streaming e a tecnologia de jogos pela nuvem trarão algo adicional à nossa indústria. Nós gostamos da ideia dos consumidores terem mais opções para consumir os games, seja com eles consumindo tradicionalmente ao comprar jogos fisicamente, por download ou se preferirem por streaming, e isso lhes dará novas possibilidades. E nós atrairemos novas categorias de jogadores graças a isso.

No entanto, há outro aspecto defendido por Corre que considero ainda mais interessante, que é a maneira como os próprios jogos poderão se beneficiar da tecnologia. Veja o que ele disse:

Então o streaming nos dará duas coisas. A primeira é a possibilidade de criar jogos diferentes. Com a capacidade dos servidores na nuvem, seremos capazes de trazer uma nova geração de jogos em alguns anos. Os servidores ajudarão os nossos criadores a colocarem mais inteligência artificial nos jogos, mais personagens, mais NPCs. E penso que isso será um ponto de ruptura. Além disso, novamente, o streaming será um atrativo para algumas pessoas em alguns países que nunca puderam consumir games, então acho que a combinação dos dois fará crescer o mercado e gostamos muitos desta ideia.

Para Alain Corre, o grande diferencial do Google Stadia está na infraestrutura a que a Gigante de Montain View tem acesso e como sempre tenho dito desde que eles e a Microsoft anunciaram seus planos para explorar esta área, se existe empresas que podem fazer o streaming de jogos engrenar para valer, são essas duas.

O grande problema é que na teoria tudo isso é muito bonito, mas precisamos ver como será o desempenho do Stadia e até que ponto a Ubisoft está disposta a investir no mercado de streaming. Vale lembrar que nos dois casos citados por Corre, o Wii e o Kinect, o apoio da empresa francesa não passou de jogos de menor porte e se lembrarmos do Wii U, outra novidade em que eles apostaram desde o início, a situação foi ainda pior.

Fonte: AltChar.

http://www.vidadegamer.com.br
Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.