Se antigamente os celulares eram vistos apenas como aparelhos capazes de nos entregar alguns jogos mais simples, hoje temos máquinas dignas de dar inveja a muito desktop. São smartphones com uma grande quantidade de memória RAM, bastante espaço de armazenamento e, principalmente, processadores de ponta.

Smartphones gamer

Com o mercado inundado com esse tipo de aparelho, escolher qual o melhor para você é uma tarefa complicada. E, para facilitar um pouco a sua vida, neste artigo iremos indicar cinco dos melhores smartphones para os gamers disponíveis nas lojas. Além disso, os smartphones da Black Friday estão se aproximando, esta pode ser a época ideal para você dar um upgrade na sua plataforma de jogo mobile.

Mas o que faz com que um celular possa ser indicado para jogos? Bom, além dos modelos que visam especificamente os gamers, como o Razer Phone 2 ou o Asus ROG Phone, o que pode tornar um dispositivo mobile indicado para games é basicamente a soma de uma quantidade considerável de memória RAM, um conjunto de processadores poderosos e uma tela que consiga entregar a melhor imagem possível.

Há muito tempo os celulares deixaram de servir apenas para fazer e receber chamadas. Dessa forma, se o aparelho puder contar com uma grande capacidade de armazenamento, câmeras que consigam garantir fotos em alta resolução e uma bateria que aguente tudo isso pelo maior tempo possível, teremos um smartphone que, além de proporcionar a melhor jogatina possível em títulos como o belo The Elder Scrolls: Blades, não te deixará na mão quando precisar dele.

Os melhores smartphones gamer

Isso posto, para elaborar a  lista usei como critério principalmente a relação custo x benefício. Sendo assim, mesmo que uma marca ou uma linha específica possua um aparelho mais poderoso que o listado aqui ou que simplesmente seja bastante cobiçado pelos jogadores, como por exemplo o Xiaomi Black Shark 2, o Honor Play ou o Nubia Red Magic 2, preferi indicar aqueles que podem ser achados por um preço mais atraente — mas que nem por isso são considerados fracos.

Como de costume, listas são ótimas portas de entrada para debates, então é muito provável que você não concorde com tudo o que encontrar a seguir. Para isso existe os comentários, onde cada leitor poderá deixar as suas sugestões ou mesmo dizer as qualidades e defeitos do smartphone que tem usado atualmente para disputar as suas emocionantes partidas de Fortnite, PUBG ou qualquer outro título que prefira.

Esclarecimentos feitos, vamos aos escolhidos:

– iPhone XR

iPhone XR

Anunciado em setembro de 2018 como “a nova geração do iPhone”, o iPhone XR pode até não contar com alguns dos recursos presentes nos seus irmãos mais poderosos (iPhone XS e XS Max), mas merece estar na lista por ser o modelo mais acessível da família criada pela Apple.

Algumas pessoas poderão lamentar a sua câmera menos poderosa ou a tela menor, mas em relação à  parte interna, essa belezinha não deixa nada a desejar quando se trata de um verdadeiro smartphone gamer. Graças ao chipset A12 Bionic e o suporte ao iOS 13, todos os jogos disponíveis na App Store poderão ser aproveitados no iPhone XR e, em alguns casos, eles poderão rodar até melhor do que nos XS ou no XS Max, já que precisará exibir menos pixels na sua tela de 6,1 polegadas.

Devido a maneira como a Apple cuida da sua loja de aplicativos e por a linha contar com poucos modelos, trata-se de um smartphone para quem procura um sistema mais estável e seguro, mas que ainda assim quer ter muitas opções de jogos e o melhor de tudo, com um alto nível de qualidade.

Ficha técnica do iPhone XR

  • Tela – 6,1 polegadas, com 828 x 1792 pixels
  • Chipset – Apple A12 Bionic (2x Vortex + 4x Tempest)
  • Memória RAM – 3 GB
  • Capacidade de Armazenamento – 64 GB/128 GB/256 GB
  • Câmera – 12 MP
  • Câmera frontal – 7 MP
  • Resolução da gravação – 4K @ 60 FPS
  • Bateria – 2.942 mAh

– Razer Phone 2

Razer Phone 2 - smartphones gamer

Depois de fazer o seu nome com a linha de periféricos para gamers, a Razer impressionou muita gente com o Razer Phone, mas a tão adorada empresa californiana sabia que poderia ir além. Nasceu daí o seu sucessor, um smartphone gamer capaz de deixar muito desktop ou notebook comendo poeira.

Sem câmeras muito poderosas — o que poderá desagradar aqueles que adoram tirar fotos — o Razer Phone 2 deixa claro que os seus propósitos são os jogos eletrônicos. Isso pode ser visto nos impressionantes 8 GB de memória RAM, no poderoso Snapdragon 845, nas caixas de som, mas principalmente, na sua bela tela capaz de exibir imagens com uma taxa de atualização de 120hz.

Também merece destaque a possibilidade de carregarmos a sua bateria de 4.000 mAh sem precisarmos de cabos e uma câmara de vapor responsável por resfriar o aparelho durante as sessões de jogatina em títulos mais exigentes, como um PUBG ou um Fortnite. Para alguém que se incomoda com o celular “queimando” enquanto joga, esse é uma característica e tanto, não?

O único problema é que ao menos por enquanto a Razer não possui previsão de vender o aparelho por aqui. Uma pena.

Ficha técnica do Razer Phone 2

  • Tela – 5,72 polegadas, com 1440 x 2560 pixels
  • Chipset – Snapdragon 845 (4x 2.8 GHz Kryo 385 Gold + 4x 1.7 GHz)
  • Memória RAM – 8 GB
  • Capacidade de Armazenamento – 64 GB, expansível com microSD de até 1 TB
  • Câmeras – Duas principais de 12 Mp + 12 Mp
  • Câmera frontal – 8 MP
  • Resolução da gravação – 4K @ 30 FPS
  • Bateria – 4.000 mAh

– Huawei P30 Pro

Huawei P30 Pro

Podendo ser apontado não só como um dos melhores celulares da Huawei, mas do mundo, o P30 Pro pode até não ser a primeira opção quando a maioria pensa em um smartphone gamer, mas além dele contar com uma configuração de respeito, ainda possui algumas qualidades que deverão agradar todos os públicos.

A começar pelo seu imponente sistema de câmeras traseiras (três no total) e que além de funcionarem muito bem no escuro, ainda nos permite um zoom de 5x. Some a isso uma câmera frontal de impressionantes 32 MP e você tem a garantia de que as suas selfies serão as melhores possíveis.

Mas como o foco aqui são os games, saiba que com este aparelho você terá 8 GB de RAM, o que garantirá uma transição suave entre os aplicativos que estiver usando e para não ter que se preocupar com a autonomia, a bateria de 4.200 mAh deverá ser suficiente para horas e mais horas de jogatina.

Ah! E assim como acontece com o Razer Phone 2, o P30 Pro também conta com um sistema de resfriamento que sempre entrará em ação quando algum jogo pedir mais potência do celular.

Ficha técnica do Huawei P30 Pro

  • Tela – 6.47 polegadas, com 1080 x 2340 pixel
  • Chipset – HiSilicon Kirin 980 (2x 2.6 GHz Cortex-A76 + 2x 1.92 GHz Cortex-A76 + 4x 1.8 GHz Cortex-A55)
  • Memória RAM – 8 GB
  • Capacidade de Armazenamento – 128 GB, expansível com Nano SD até 256 GB
  • Câmeras – Três principais de 40 Mp + 20 Mp + 8 Mp
  • Câmera frontal – 32 MP
  • Resolução da gravação – 4K @ 30 FPS
  • Bateria – 4.200 mAh

– OnePlus 7 Pro

OnePlus 7 Pro

Mesmo não sendo vendido como um smartphone gamer, o OnePlus 7 Pro é facilmente uma das melhores opções no mercado para este fim. Contando com uma tela de 6,67 polegadas, este gigante aproveita em sua totalidade, já que conta com curvatura nas bordas e dispensa o tão polêmico notch.

Porém, nada disso adiantaria se o celular não contasse com bastante potência, o que é fornecido por um Snapdragon 855 octacore, memória RAM que pode variar de 6 GB a 12 GB e caixas de som capazes de entregar áudio com a qualidade Dolby Atmos. A tela por sua vez consegue alcançar uma taxa de atualização de 90 Hz, algo muito bom para jogos de tiro ou mais movimentados. Se você quiser deixar a qualidade da imagem ainda melhor, poderá habilitar o Gaming Mode (que ainda bloqueará chamadas indesejadas).

Sendo mais barato que os smartphones similares vendidos pela  Apple ou Samsung, o OnePlus 7 Pro está rapidamente se tornando um dos maiores queridinhos entre o pessoal que gosta de jogar no celular. Com tantas qualidades, isso não chega a ser uma surpresa.

Ficha técnica do OnePlus 7 Pro

  • Tela – 6,67 polegadas, com 1440 x 3120 pixel
  • Chipset – Snapdragon 855 (1x 2.84 GHz Kryo 485 + 3x 2.42 GHz Kryo 485 + 4x 1.8 GHz Kryo 485)
  • Memória RAM – 6 GB a 12 GB
  • Capacidade de Armazenamento – 128 GB
  • Câmeras – Três principais de 48 Mp + 8 Mp + 16 Mp
  • Câmera frontal – 16 MP
  • Resolução da gravação – 4K @ 60 FPS
  • Bateria – 4.000 mAh

– Samsung Galaxy S10

Samsung Galaxy S10

Depois de ver a Apple ganhar muito mercado entre os jogadores, a Samsung percebeu que precisava dar a resposta. Com o Galaxy S10 ela veio em grande estilo. Equipado com uma tela Super AMOLED de 6,1 polegadas e capaz de exibir imagens HDR, assistir um filme ou jogar neste smartphone Samsung é uma experiência e tanto.

O que contribuiu para deixar a jogatina ainda melhor são os 8 GB de memória RAM. Além disso, com os 128 GB de armazenamento interno, não deverá faltar espaço para instalar os mais variados jogos e ainda poder armazenar suas músicas, fotos e filmes. Destaque ainda para a possibilidade de utilizarmos o Galaxy S10 com o headset Gear VR, o que nos permitirá encarar alguns títulos em todo o esplendor da realidade virtual.

Ele pode até ter sido ultrapassado pelo Galaxy S10+ em alguns aspectos, mas com o preço do Samsung Galaxy S10 tendo caído bastante nos últimos meses, este é um smartphone altamente recomendado não só para os gamers, mas para todos que procuram um celular potente e muito bonito.

Ficha técnica do Samsung Galaxy S10

  • Tela – 6,1 polegadas, com 1440 x 3040 pixel
  • Chipset – Exynos 9 Octa 9820 (4x 1.95 GHz Cortex-A55 + 2x 2.3 GHz Cortex-A75 + 2x 2.7 GHz M4)
  • Memória RAM – 8 GB
  • Capacidade de Armazenamento – 128 GB, expansível com microSD até 512 GB
  • Câmeras – Três principais de 12 Mp + 16 Mp + 12 Mp
  • Câmera frontal – 10 MP
  • Resolução da gravação – 4K @ 60 FPS
  • Bateria – 3.400 mAh

O que vem por aí?

Já para aqueles que estão ansiosos pelo próximos lançamentos, um smartphone gamer que tem chamado a atenção do público é o ROG Phone 2 Ultimate Edition, da Asus. Contando com uma tela OLED de 5,6 polegadas capaz de entregar uma taxa de atualização de 120 Hz, ele virá com 12 GB de memória RAM e impressionantes 1 TB de armazenamento. Além disso, esse monstrinho ainda contará com uma bateria de 6.000 mAh, com o preço sugerido para ele estando em salgados € 1.200, o que daria cerca de R$ 5,430 numa conversão direta.

Outra que está prometendo novidades interessantes para esse mercado é a Xiaomi, que através da sua linha Redmi deverá lançar ainda este ano a sua 8ª geração geração de smartphone gamer. O destaque desta vez deverá ser a utilização do chipset Helio G90T, uma novidade que contará com oito núcleos (dois Cortex-A76 com clock de 2.05GHz e seis Cortex-A55 com clock de 2GHz) e suporte a até 10 GB de memória RAM.

Tudo bem, o novo aparelho não deverá ser capaz de brigar com os top de linha, mas como a marca tem tradição de oferecer preços mais atrativos, esta poderá ser uma excelente opção para os jogadores que não podem ou não querem gastar uma pequena fortuna.

Como este é um mercado em constante (e rápida) evolução, podemos esperar para os próximos meses novos modelos de smartphones gamer, como o já anunciado iPhone 11 e os próximos Samsung Galaxy, que certamente serão mais potentes que os atuais.

Por fim, para não ficar de fora das novidades, instale o aplicativo do KaBuM!, com versões disponíveis tanto para Android quanto para iOS. Com ele você pode acompanhar seus pedidos, adicionar produtos a uma lista de favoritos e, principalmente, não perde nenhuma promoção, seja para a linha gamer, hardware ou é claro, smartphones.

http://www.vidadegamer.com.br
Caso queira publicar um texto patrocinado no blog, entre em contato conosco através do formulário de contato.