Mais algumas horas jogando o GTA IV e quanto mais jogo, mais o game mostra sua grandiosidade. É impressionante o nível de detalhes que a produtora colocou no jogo e fico com a sensação de que dependendo das atualizações que serão disponibilizadas, GTA IV pode ser um jogo quase infinito.

Após algumas missões, finalmente consegui uma arma. Tenho que mencionar o avanço realizado pela Rockstar em relação ao sistema de batalhas do jogo. Nos outros jogos da série, muitos jogadores reclamavam da mira do game e embora este aqui não possua um sistema perfeito, a melhora é grande. Agora é possível se proteger dos tiros inimigos atrás de paredes e/ou objetos, algo semelhante ao encontrado no Gears of Wars. Isso torna os tiroteios mais táticos e melhorou muito a imersão.

Como já é de costume, em GTAIV existe uma série d minigames. No jogo é possível jogar sinuca, dardos, boliche, fliperamas e provavelmente muitos outros. O interesante é que você pod ser divertir a qualquer hora nesses minigames, bastando ir até os locais onde eles estão. Só este detalhe já fz com que percamos horas e horas dentro de Liberty City.

Mas de todas as inovações presentes no jogo, nenhuma se assemelha ao celular. Embora se trate de algo simples, é comum nos prguntarmos como ninguém teve esta ideía antes. O aparelho funciona mais assim: Ao apertar o direcional analógico para cima, o seu celular é mostrado no quanto inferior direito. É possível então acessar o menu e nele trocar o tipo de toque ou se o mesmo deve vibrar ou não quando alguém te ligar. O vibra call será sentido no controle e é um efeito muito legal. Mas não para por aí. É possível ler suas mensagens e mexer na agenda de compromisso, além de poder ligar para contatos cadastrados no aparelho.

E se por um acaso você quiser para alguém que não esteja nesta lista, isso também é possível. Basta apertar mais uma vez para cima no direciona é lhe é mostrado o teclado numérico. Por cusiosidade eu liguei para o 911 e após atender ao telefonema, uma gravação lhe perguntal com qual departamento você prtende falar, polícia, bombeiros ou hosipital. Escolhi os bombeiros apertando o número correspondente no celular e um atendente me perguntou aonde eu me encontrava. Após o meu personagem passar os dados para ele, permaneci no local para ver se o caminhão viria mesmo e pude comprovar que o serviço prestado pelas autoridades de Liberty City é realemnte eficiente. 🙂