O novo God of War é um jogo espetacular, em todos os sentidos. Uma história muito interessante, uma mudança de ares mitologia que considero bem vinda e uma jogabilidade muito diferente do que tínhamos antes na série, mas que na minha opinião, serviu para elevá-la a um novo patamar.

Desde que comecei a sua campanha tenho tentado aproveitar cada momento dentro do jogo, avançando sem pressa e imergindo o máximo que posso na aventura de Kratos e o seu filho Atreus. Porém, algo vinha me incomodando um pouco toda vez que sentava diante da TV para jogar: o tamanho das legendas e textos presentes no game.

Não que o problema seja exclusividade deste God of War, longe disso, mas no caso do jogo do Santa Monica Studio o tamanho dos textos chegou ao ponto de se tornar irritante, muitas vezes até me obrigando a ter que me aproximar da televisão apenas para poder enxergar o que estava escrito. No caso das legendas, havia ainda o fato delas praticamente não terem bordas, tornando-as ilegíveis em muitas cenas mais claras.

Como muitas vezes as desenvolvedoras não dão a mínima para isso, provavelmente achando que todos os jogadores possuem olhos de lince, fui encarando o jogo sem nenhuma expectativa de que o problema fosse resolvido, até que veio a seguinte mensagem dos criadores:

Olá. Nós acabamos de lançar um novo patch cujo foco está nos textos para o mapa, objetivos, codex e na aba de recursos da interface dos menus. Continuaremos buscando mais melhorias.

Assim que soube da novidade fiquei bastante empolgado, achando que finalmente teria menos dificuldade para ler os textos presentes no jogo, mas quando consegui ver o que o estúdio havia feito, quanta decepção! Eles realmente aumentaram os textos em algumas partes, mas a diferença é tão pequena que provavelmente não ajudará muitas pessoas. Eu pelo menos achei que o recurso nem havia funcionando, só tendo conseguido notar o aumento após ver os comparativos publicados pelo Polygon ou GIF abaixo:

O que não consigo entender é qual a dificuldade das empresas em implementar legendas e textos maiores nos seus jogos. Não é possível que ninguém dentro de uma equipe formada por dezenas, as vezes centenas de pessoas não alerte para algo tão simples, dizendo que do tamanho que está ali, muitas pessoas terão sérias dificuldades para ler.

O pior de tudo é que vivemos uma época em que tantos profissionais da indústria comemoram o maior alcance dos games, com um público cada vez mais amplo se apaixonando pela mídia. No entanto, aparentemente muitos game designers ainda acham que o grosso do seu público é formado por moleques enfiados num porão escuro, jogando a centímetros da TV.

No caso do God of War, até acho louvável os desenvolvedores terem tentado corrigir o erro, inclusive nos permitindo colocar um fundo nas legendas, mas ainda assim considero que o resultado está longe do ideal e continuo me perguntando até quando isso continuará acontecendo. Spoiler: Infelizmente acho que para sempre.

http://www.vidadegamer.com.br
Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.