Tentar levar inovações para um gênero com raízes tão profundas como o estratégia em tempo real pode ser uma tarefa muito complicada, mas isso não parece ter sido o suficiente para intimidar a Passtech Games com o Masters of Anima.

No jogo controlaremos Otto, um aprendiz da força que está por trás de toda as formas de vida no mundo de Spark e que é conhecida como Anima. Após ver a sua noiva ser raptada pelo terrível Zahr, ele terá que aperfeiçoar o seu conhecimento para se tornar um mestre e para isso será preciso entrar no campo de batalha.

Sendo capaz de invocar até 100 guardiões para lutarem ao seu lado, o jogador terá que usar tanto a sua habilidade quanto tomar decisões táticas para obter sucesso nos combates, fazendo com que o título funcione tanto como um jogo de estratégia quanto como um de ação/aventura.

O que deverá agradar aqueles que preferem jogar nos consoles ou com um gamepad, é que embora no PC o Masters of Anima até funcione com a dupla teclado e mouse, o jogo foi pensado desde o início para ser encarado com um controle. Felizmente o trabalho realizado pela desenvolvedora deu certo e o game é um dos poucos nesse estilo a funcionar muito bem desta maneira.

Outro fator que adicionará uma camada de estratégia às partidas são os poderes e habilidades que os guardiões possuem. Saber utilizá-los nos momentos corretos poderá fazer muita diferença durante as batalhas, além de a vontade de encontrar novos aliados ajudar a manter o interesse na campanha.

Sem nunca tentar se levar muito a sério, Masters of Anima provavelmente não será lembrado por revolucionar os jogos de estratégia, mesmo porque a sua essência parece ter bebido muito da fonte do Pikmin, mas no geral o jogo é bem divertido e ainda possui um estilo visual que considero muito bonito.

Caso esteja enjoado de passar o seu tempo diante da TV apenas atirando para todos os lados, esse é um jogo que consegue trazer um sopro de novidade e mesmo não conseguindo superar títulos voltados para os mais exigentes fãs de estratégia, ele consegue entreter por um bom tempo e até serve como porta de entrada para quem não conhece muito o gênero.

Já disponível, Masters of Anima tem versões para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

http://www.vidadegamer.com.br
Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.