twitch

Numa mudança que, segundo declaração do Relações Públicas da empresa à Polygon, “não é nenhuma notícia de última hora já que a maior parte disso é senso comum“, o Twitch atualizou na tarde de ontem as Normas de Conduta do serviço. A grande mudança da atualização é uma nova política no que diz respeito ao que você deve vestir (e também o fato de que você deve estar vestido) quando estiver realizando streaming.

O anúncio foi feito de forma bem humorada, como você pode conferir abaixo:

Vista-se… apropriadamente

Nerds são sexy, e vocês são todos magníficos, lindas criaturas, mas vamos tentar ficar apenas nos jogos, pode ser?

Não estar vestido ou usar roupas sexualmente sugestivas – incluindo lingerie, roupas de banho ou roupas íntimas – é proibido, assim como qualquer nudez frontal*, o que se aplica tanto a streamers masculinos quanto aos femininos. Você pode ter um belo tanquinho, mas é melhor compartilhá-lo na praia durante um partida de vólei ao som de “Playing with the Boys”.

*se é insuportavelmente quente aonde você está, e por acaso estiver sem camisa ou usando um biquíni, apenas aponte a câmera para sua cabeça, problema resolvido.

A decisão parece ter sido tomada pensando em manter o foco da comunidade, algo que é direito do Twitch sem dúvida alguma, visto que a ferramenta de classificação do stream como para audiência matura, além de não ser direcionada para conteúdo sexual (que é proibido no serviço), não atua de forma necessariamente restritiva. Apenas fico pensando como ficarão streamers que arrecadam dinheiro pela rede usando como ferramenta a sensualidade, muitas vezes para subsistência, e como as mudanças que se farão necessárias nesses canais afetarão a audiência do serviço, já que muita delas possuem milhares de visualizações, e existem serviços alternativos que estão lentamente crescendo, como o Hitbox. Talvez uma melhor classificação de conteúdo fosse uma solução mais adequada, porém mais trabalhosa.

Adquirido pela Amazon há dois meses por cerca de 1 bilhão de dólares, a decisão parece, ao meu ver, fazer parte de um conjunto de medidas mais protecionistas que o Twitch tem adotado (como foi a retirada de vídeos cujas trilhas continham músicas com direitos autorais há alguns meses) visando evitar problemas legais com a popularidade cada vez maior do serviço.

Se é “senso comum”, tenho minhas dúvidas, já que acredito que exista um grande conflito de opiniões quanto a questão, mas é uma decisão justa da empresa em termos de manutenção de sua imagem.

E você, o que acha disso?

Via Polygon e Twitch.tv.

Estudante de Comunicação Social, interessado em cinema, música e tecnologia (mas geralmente, jogos). Vive embaixo de uma pilha de entretenimento maior do que pode consumir e gosta disso.