Eu nunca me canso de dizer que sempre serei grato à ascensão dos indies por eles terem ressuscitados diversos gêneros que andavam esquecidos pela indústria e um dos que mais tem se beneficiado disso são os adventures.

Ultimamente temos visto vários títulos seguirem os passos dos clássicos, com a Telltale Games tendo se tornado o principal nome do gênero e para a alegria daqueles que gostam de jogos assim, tanto este quanto outros estúdios tem tentado trazer alguma novidade ao estilo.

Um deles é a Big Bad Wolf, que recentemente lançou o primeiro episódio do interessante — e bastante intrigante — The Council. Nele estaremos na pele de Louis de Richet, um jovem aristocrata que em 1793 é convidado para uma festa da alta sociedade inglesa. Ao percebermos que a nossa mãe desapareceu, teremos que investigar o lugar a procura de pistas, o que inclui ficar de olhos atentos aos cenários e conversar com figuras históricas como Napoleão Bonaparte e George Washington.

Falando assim o The Council pode parecer um adventure como qualquer outro, mas é nos seus diálogos que reside uma das principais qualidades do game. Contando com um sistema de influência, poderemos usar as vulnerabilidades dos personagens para tentar tirar o máximo de informações úteis deles e quanto mais soubermos sobre as suas personalidades, maiores serão as nossas chances de sucesso.

Em sua essência, The Council pode ser considerado quase um simulador de confrontos psicológicos, com as perguntas e respostas que dermos aos personagens influenciando diretamente o desenrolar da história. Some a isso a aquisição de habilidades e ao utilizar elementos típicos de RPGs, o título consegue oxigenar um gênero que sempre evitou fugir muito das suas raízes.

Para quem prefere jogos mais movimentados, este certamente não é um título que o agradará, mas se você procura um bom enredo repleto de mistério, com uma ambientação pouco utilizada pela mídia e que o colará para pensar bem antes de tomar qualquer ação, este primeiro episódio do The Council dá claros indícios de que uma grande história está por vir.

http://www.vidadegamer.com.br
Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.