Children of Morta

Imagine nascer numa família destinada a proteger o imponente Mount Morta. Com a sua casa situada sobre um santuário, você passará a vida se preparando para o pior e quando uma terrível força maligna acorda, começará a imaginar que o fardo pode ser pesado demais. Porém, ser um Bergson, significa contar com a ajuda dos outros membros e você rapidamente aprenderá a agradecer por isso.

Essa é a premissa de Children of Morta um RPG de ação com elementos roguelike desenvolvido pela Dead Mage e que acaba de chegar ao Steam. Após me dedicar um pouco a ele, descobri que embora conte com alguns problemas na sua estrutura, o jogo consegue divertir com a sua jogabilidade desafiadora e principalmente, um enredo interessante.

Isso porque ao contrário do que vemos em títulos que pretendem colocar o jogador para repetir incursões a um calabouço sempre que morre, Children of Morta nos entrega uma história bacana, com os personagens contando com um nível de carisma acima da média e o mistério que ronda o seu universo servindo como bom incentivo para continuarmos jogando.

Children of Morta

Já a sua mecânica funciona de maneira parecida com a de outros roguelike, onde teremos que escolher um dos membros da família e partir para o interior da montanha. Ao fracassarmos ou derrotarmos o chefe voltaremos para casa, onde aproveitaremos a experiência e o dinheiro ganhos para melhorarmos nossas armas ou adquirirmos novas habilidades.

Aqueles que estão habituados a títulos assim sabem que desta forma as próximas incursões poderão ser mais fáceis, mas uma ideia bem implementada pela desenvolvedora é que será nestes retornos que a história será contada, seja com momentos chave para o enredo, seja simplesmente apresentando situações corriqueiras que servem para ilustrar a união entre a família.

Children of MortaEntão, para nos forçar a jogar com todos os personagens, o jogo conta com um sistema que faz com que eles se cansem com o passar do tempo, mas não pense que isso será ruim. Conhecer as qualidades e fraquezas de cada um é um processo que traz alguma variedade à jogatina, além de incentivar a evolução de todos eles.

Ainda assim, como acontece com quase todos os jogos do estilo roguelike, Children of Morta pode assustar pelo nível de dificuldade elevado e peca pela repetição. Mesmo com os calabouços sendo gerados aleatoriamente, entrar em um deles sabendo que não duraremos muito apenas para tentar evoluir mais um pouco será algo bastante comum e para aqueles que gostam de avançar rapidamente pelos games que joga, este definitivamente não é uma boa indicação.

Outro ponto que poderá desagradar muitas pessoas é a falta de um modo cooperativo online. Jogar o Children of Morta na companhia de um amigo é uma tarefa que o torna muito mais divertido, mas como isso só é possível localmente, infelizmente a ausência de partidas via internet é algo que deve ser considerado.

Contudo, este é um jogo que ainda poderá lhe prender por muitas horas, com os seus belos gráficos pixelados proporcionando cenas muitos legais e a história conseguindo entregar uma boa ideia de como seria nascer numa família complicada, mas ao mesmo tempo tão importante para nos apoiar. E no fim das contas, não são todas assim?

 

http://www.vidadegamer.com.br
Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.