Desenvolvido pela Pixel Crow e lançado em 2017 para PC, Beat Cop é um jogo que logo de cara chamou a minha atenção pelos belos gráficos pixelados e pela premissa de nos colocar na pele de um policial que precisa fazer o possível desvendar um mistério enquanto tenta manter a ordem nas.

Inspirado nos programas policiais da década de 80, no jogo seremos Jack Kelly, um ex-detetive que foi acusado de assassinato e que deverá  patrulhar as ruas de Nova York enquanto tenta descobrir como foi envolvido nesta trama. O problema é que para isso teremos que lidar com um chefe que não gosta muito dele, com uma esposa complicada e e as ameaças da máfia.

Contando com um enredo não linear, múltiplos finais e um humor típico das produções da época (e que poderá ofender algumas pessoas), Beat Cop funciona como um jogo point and click que inicialmente nos coloca para realizar tarefas corriqueiras de um policial, como dar multas ou prender pequenos assaltantes, mas que logo mostra como um agente da lei pode se corromper.

Imagine por exemplo receber um convite do dono de uma loja para lhe ajudar a sumir com um corpo ou se ver pressionado pelos criminosos locais para que evidências de crimes sejam ignoradas. As situações em que nos envolveremos costumam ser delicadas, mas infelizmente os roteiristas falharam ao tentar passar uma mensagem mais concreta com elas.

Um ponto positivo do Beat Cops é a maneira que, mesmo em se tratando de um título com uma mecânica mais lenta, ele consegue passar uma boa dose de tensão, colocando o jogador para organizar o seu dia de trabalho e ainda ter que descobrir quem o colocou em apuros. Afinal, teremos apenas três semanas para encontrar uma resposta para o nosso problema e acredite, isso não será fácil.

Para alguns, a maneira como o jogo funciona pode ser considerado entediante, nos obrigando diariamente a aplicar multas nos muitos carros estacionados irregularmente, mas se você conseguir entender que essa rotina faz parte da vida de um policial e que ela serve para nos colocar alguma pressão, é possível entender a motivação da desenvolvedora.

Beat Cops pode ser resumido como um grande jogo de gerenciamento, onde teremos que decidir entre aceitar suborno ou não ter o dinheiro suficiente para sustentar a casa; entre parar para fazer um lanche e perder tempo ou não ter energia para perseguir um bandido; entre prender um membro de gangue e correr o risco de ser marcado ou fazer vista grossa.

Lançado apenas recentemente para Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One, eu resolvi dar uma nova chance ao Beat Cop e pude perceber que para o bem ou para o mal o jogo está muito parecido com aquilo que vimos nos computadores. Ele continua sendo um jogo bem diferente do que estamos acostumados a encontrar por aí, com seus gráficos ainda contando com um charme incrível e sua jogabilidade sendo capaz de agradar alguns, mas irritar outros.

Portanto, mesmo com alguns probleminhas aqui ou ali, se você nunca experimentou o Beat Cop acho que vale a pena lhe dar uma chance, principalmente se for no híbrido da Nintendo.

http://www.vidadegamer.com.br
Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.