Eu sempre gostei muito de jogos no estilo Diablo, mas depois de jogar (e adorar!) o terceiro capítulo da série no Xbox 360, passei a achar que títulos assim funcionam melhor com gamepad do que com a dupla teclado e mouse. Por isso tenho ficado de olho em tudo do gênero que sai para consoles e o último que chamou a minha atenção foi o Shadows: Awakening.

Desenvolvido pela Games Farm e publicado pela Kalypso Media, o jogo foi lançado recentemente para PC, PlayStation 4 e Xbox One, e tem divido opiniões por tentar quebrar um pouco as regras estabelecidas pelo clássico da Blizzard.

No game teremos que explorar os dois lados de um mesmo universo: o material e o espiritual. Nos permitindo alterar entre eles a qualquer momento, Shadows: Awakening utiliza a ideia para nos colocar em situações em que teremos que usar o cérebro para progredir. Isso se deve ao fato de que certos quebra-cabeças só poderão ser solucionados em um dos mundos, fazendo por exemplo com que o jogador mova algo em um deles para ver uma mudança o outro.

Além disso, o demônio que controlamos será capaz de possuir o corpo de diversos guerreiros ao longo da aventura e assim teremos acesso a um grupo com habilidades bastante variadas. O detalhe é que cada um desses personagens que encontraremos (e controlaremos) terá suas próprias motivações, diálogos e conflitos.

Segundo a desenvolvedora, a campanha do Shadows: Awakening tem mais de 20 horas de duração, mas com 14 personagens para serem encontrados e muitas missões paralelas para serem feitas, esse tempo pode facilmente triplicar. Some a isso muitas masmorras para explorar, um interessante sistema de criação de itens e uma infinidade de monstros para derrotar.

Porém, mesmo com todo esse conteúdo, existe um detalhe que pode afugentar quem costuma gostar de jogos assim: a falta de multiplayer. A explicação mais provável para isso seria a própria estrutura do jogo, que nos entrega uma equipe completa para controlar. Seja como for,  a verdade é que o estúdio não planeja adicionar tal modo, então é melhor não ter esperança.

Não há dúvidas de que esse é um problema que deve ser levado em consideração por quem eventualmente se interessar pelo Shadows: Awakening, mas se você faz mais o estilo “lobo solitário” e cansou de se arriscar por Sanctuary, saiba que na criação da Games Farm encontrará belos gráficos e uma boa jogabilidade, além de uma história bacana e bastante coisa para fazer.

http://www.vidadegamer.com.br
Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.