Sniper Elite V2

Quando se trata de jogos de tiro, sempre que possível eu procuro jogar como um atirador de elite. Eu não sei explicar ao certo o motivo, mas sempre achei fascinante acertar um alvo a centenas de metros, sem que eles soubessem o que os atingiu.

Por isso sempre gostei muito da série Sniper Elite, que além de entregar uma razoável simulação de física e se passar durante a Segunda Guerra Mundial, ainda nos oferece uma fantástica câmera que mostra o estrago que os nossos disparos causaram nos inimigos. Sendo assim, era natural que eu tivesse curiosidade em ver como ficou a remasterização do Sniper Elite V2 e depois de passar algum tempo na versão do jogo para o Xbox One, é com pesar que digo que teria sido melhor manter aquele jogo apenas na memória.

Nos colocando no papel do atirador americano Karl Fairburne, o nosso objetivo no game será ir cada vez mais fundo em Berlin, enquanto tentamos evitar o lançamento de mísseis alemãs ao matar os cientistas nazistas responsáveis pelas suas criações. Apesar do enredo não ser muito criativo, ele serve como bom pano de fundo para as missões.

O problema é que por se tratar de uma remasterização, não espere por mudanças na jogabilidade ou no design das fases, dois dos grandes problemas do título lançado originalmente em 2012. Tudo bem, quando se trata dos tiros a longa distância o Sniper Elite V2 Remastered funciona bem, nos colocando para calcular a gravidade ou a velocidade do vento na maior dificuldade, mas para todo o resto a mecânica é confusa e capenga.

Atirar com armas de curto ou médio alcance costuma ser um martírio e o simples ato de trocar de itens passa longe de ser algo intuitivo, principalmente num console. Para piorar, como na maior parte do tempo teremos que tentar passar despercebidos, falhar nesse objetivo costuma ser sinônimo de morte, não por os inimigos serem muitos difíceis, mas por a jogabilidade não funcionar como deveria. Some a isso mapas que não nos dão muitas possibilidades de exploração e em boa parte do tempo estaremos divididos entre apreciar os emocionantes disparos como um atirador de elite e as frustrante sequências onde estaremos sendo perseguidos.

O interessante é que quando joguei o original no PlayStation 3, não me senti tão incomodado por esses problemas, o que possivelmente pode ser explicado com a maneira como o jogo envelheceu mal. Hoje temos títulos que superaram o Sniper Elite V2 em quase tudo, incluindo aí as suas próprias continuações e acho uma pena que ele tenha recebido um tratamento de remasterização e não remake.

Podendo ser indicado principalmente para quem nunca jogou o original e gostaria de conhecê-lo, o Sniper Elite V2 Remastered serve mais para termos acesso ao jogo no PlayStation 4 ou Xbox One, já que nem na parte visual ele mostra um ganho muito grande. Sim, há texturas mais bonitas, melhores efeitos de sombra e iluminação, mas nada que o aproxime do que temos na atual geração ou mesmo que justifique a compra. E se você jogou o original no PC, fique ciente que a melhoria será ainda menos perceptível.

http://www.vidadegamer.com.br
Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.